Receba dicas grátis!

4 dicas de pintura de aquarela

A técnica de pintura de aquarela é milenar, ela envolve a mistura de tintas com água e está muito em alta na atualidade. Para conseguir os melhores efeitos com ela, é preciso investir tempo, esforços e dedicação.

A dificuldade de dominar essa pintura se deve, principalmente, à rápida secagem da tinta. Isso deixa pouca margem para erros, no entanto, bons materiais e técnicas ajudam a garantir os mais belos resultados.

Continue a leitura e desvende 4 dicas essenciais para começar a aquarelar!

1. Escolha certo o papel e os pincéis

O tipo de papel sobre o qual você vai pintar a aquarela vai influenciar a forma dela se espalhar, o efeito obtido e a demora até a secagem. Os papéis mais recomendados são aqueles com porcentagem de algodão, que absorvem melhor a tinta.

Já em relação aos pincéis, você terá escolha entre os de cerdas naturais e sintéticas. Há quem prefira a maciez dos naturais, que encharcam com facilidade. Em se tratando dos sintéticos, têm a vantagem de saírem mais em conta e de serem ecológicos.

2. Deixe água sempre ao alcance da sua mão

Um dos segredos da pintura de aquarela consiste em deixar água bem perto de onde você vai trabalhar a tinta. Isso porque o líquido é essencial no processo de utilização das cores. Então, deixe ao menos dois recipientes com água em seu local de trabalho.

Um deles você vai usar sempre que for necessário limpar o pincel, entre uma cor e outra. O outro servirá para deixar seu pincel encharcado, para ser novamente usado.

3. Movimente o pincel à vontade

Na hora de dar suas pinceladas, faça movimentos largos e perceba a sensação da aquarela sobre o papel. Percorra a superfície por inteiro indo de um lado a outro, traçando linhas grossas.

Nesse processo, incline a tela ou folha, para evitar que se formem “poças” de tinta acumulada. Faça esse treino repetidas vezes, até sentir que se acostumou com a pintura de aquarela. Assim, na hora de colorir desenhos, você vai ter maior segurança em relação ao trabalho.

4. Procure começar pelas cores mais claras

Busque sempre começar suas criações pelas cores mais claras, pois a pintura de aquarela, diferentemente da pintura a óleo, é feita em poucas camadas. Veja que, quanto mais camadas você aplicar, mais escuro o trabalho vai ficando.

Portanto, principie sempre usando as cores mais claras, para só depois usar os tons mais escuros. Veja que a porcentagem de água precisa ser reduzida, para passar pelas camadas e fazer um sombreado, por exemplo.

Na sua pintura de aquarela, além de seguir as dicas acima elencadas, conserve seus trabalhos com todo cuidado. Veja que as obras pintadas em papel são bem frágeis, portanto, a mera exposição à umidade pode causar estrago. Para aumentar a fixação, você pode se valer de produtos específicos, de forma a obter segurança extra para as suas criações.

Siga o nosso Facebook e acompanhe novidades que fazem diferença para quem ama se expressar pela arte!

Adicionar comentário