Receba dicas grátis!

4 dicas para você proteger seu livro

Os livros ainda são objetos amplamente utilizados em escolas, universidades, cursinhos preparatórios para os vestibulares, entre outras situações. Além disso, mesmo com o a popularidade dos livros digitais, a maioria dos leitores ainda prefere as boas e velhas versões físicas. Para aumentar a conservação do material, é fundamental proteger seu livro, pois só assim ele poderá ser utilizado durante anos.

Você sabe como fazer para proteger o seu livro das consequências do tempo e do uso constante? Separamos 4 dicas para você proteger seu livro. Confira!

1. Seja dedicado e carinhoso

A conservação do livro passa por atos de cuidado, dedicação e carinho. Por isso, sempre que possível, retire-o da estante, ou do local em que você costuma guardá-lo e limpe todo o pó acumulado, tanto do livro quanto do móvel.

Além disso, faça vista grossa para evitar a presença de sujeira, umidade ou qualquer outra coisa que possa danificar o seu livro de alguma forma, como tintas ou maquiagem. É importante manter o seu livro guardado em um lugar seguro e limpo.

2. Mantenha as mãos limpas

Os papéis dos livros estão sempre expostos ao contato com sujeira, principalmente das mãos. É comum não observar se as mãos estão sujas antes de abrir algum livro e ao virar uma página, provocar manchas definitivas.

Portanto, lembre-se de lavar bem as mãos com água corrente ou higienizar com álcool em gel antes de manusear o objeto. Não se esqueça também de secá-las adequadamente, já que mãos molhadas, podem danificar alguma página importante do livro.

3. Tenha cuidado com o Sol

Essa dica serve para conservar muitos objetos dentro de casa e com os livros não seria diferente. Para proteger seu livro dos raios solares, escolha um local seguro para sua prateleira. Um local que, independentemente do horário do dia, não seja atingido diretamente pelo sol e, assim, não coloque os seus amados livros em perigo.

Se não houver muito espaço disponível no ambiente e sua estante de livros inevitavelmente tomar sol, é melhor ter a certeza de que essa exposição será por um curto período, de preferência nas primeiras horas do dia, quando a iluminação é menos intensa e de menor duração.

4. Fique de olho no transporte

Outro ponto importante é o transporte dos livros. Pessoas de todas as idades costumam usar mochilas pela facilidade e praticidade de uso e manuseio. Se é o seu caso, lembre-se que é fundamental proteger seu livro dos outros objetos que também estão sendo transportados, para evitar qualquer perigo durante o compartilhamento de espaço.

Canetas, lapiseiras, tesouras, tablets e principalmente garrafas com líquidos podem facilmente amassar, molhar e até rasgar as folhas do livro. Fique de olho no transporte e escolha sempre a mochila ideal para cada situação.

Agora que você já aprendeu a como proteger seu livro, poderá aproveitar a leitura em qualquer lugar! Não se esqueça de seguir nossa página no Facebook para receber conteúdos de papelaria e muito mais!

Adicionar comentário