Receba dicas grátis!

5 tipos de recibo que você encontra na papelaria

tipos de reciboO recibo é um reconhecimento por escrito ou documento em que se registra o recebimento ou pagamento de algo de valor, como dinheiro, quitação, recebimento de salário, entre outros. Não é como uma nota fiscal por não ter caráter oficial e não servir para arrecadação de impostos, por exemplo.

São vários os tipos de recibo. Eles podem variar em relação a sua função, seu formato e registro. Pode ainda estar relacionado a outros recursos, como faturas, pagamentos de contas, tíquetes ou vouchers.

Você trabalha com recibos? Quer saber qual usar em seu negócio? Acompanhe nosso post para saber quais são os cinco principais tipos de recibo que você encontra em uma papelaria.

1. Recibo comercial com canhoto

O recibo comercial com canhoto é o registro ideal para auxiliar a organização em estabelecimentos do comércio e também em empresas e escritórios das mais diversas áreas. O canhoto é a parte onde quem emite o recibo fica com o controle, com informações do destinatário, valores, endereço, data e referências.

É um dos tipos de recibo que pode ser facilmente encontrado em papelarias e adquirido em blocos de 50 folhas.

2. Recibo comercial sem canhoto

O recibo sem canhoto é destinado somente a quem o recebe. Sem o canhoto no bloco, o emissor precisa fazer o controle de outra maneira. Nele constam informações acerca do valor, importância, informações sobre o emitente (nome, CPF e RG) e assinatura.

Assim como o recibo comercial com canhoto, o recibo sem canhoto também é encontrado em blocos de pelo menos 50 folhas.

3. Recibo de pagamento

O recibo de pagamento pode ser usado de maneira simples e vem em variados modelos para seus diversos usos. Recibos simples, autônomos, entre outros. Funciona como a comprovação de que a quantidade em dinheiro foi recebida ou paga por uma empresa ou pessoa.

Os recibos de pagamento podem ser específicos e destinados diretamente a um fim, como o recibo de pagamento para empregada doméstica, por exemplo.

4. Recibo de salário

No recibo de salário estão contidas informações a respeito da empresa (nome, CNPJ e endereço) e do empregado. O mês e o período referentes ao salário também devem constar.

Esse tipo de recibo precisa informar os vencimentos (horas extras, 13º salário, férias) e os descontos (previdência social, adiantamentos, vale transporte). O valor líquido a receber deve também ser informado por extenso.

5. Recibo de aluguel

O recibo de aluguel costuma vir com canhoto para melhor controle e organização do emitente. O bloco normalmente é de 50 folhas e tem 215 mm x 94 mm. É por meio dele que o proprietário atesta o recebimento da quantia em questão da pessoa que aluga o espaço.

Nesse documento devem constar as seguintes informações: data, nome do inquilino, endereço da propriedade, informações de CPF e RG dos envolvidos, forma de pagamento, valor e assinaturas.

Qualquer um desses tipos de recibo podem ser facilmente encontrados nas boas papelarias do ramo e são fundamentais para manter o seu negócio com o apropriado controle e excelência de funcionamento.

Gostou de conhecer esses tipos de recibo? Deixe aqui o seu comentário com suas opiniões sobre esse post!

Adicionar comentário