Receba dicas grátis!

5 tipos de tinta para artesanato

Quando o assunto é tinta para artesanato, não faltam boas opções para dar vida e colorir suas criações com qualidade. Cada tipo de tinta, destinada para uma finalidade específica, permite que os itens de artesanato tenham a pigmentação e durabilidade necessárias para um resultado encantador.

Se você quer conhecer um pouco mais sobre cada uma das opções disponíveis no mercado, este artigo explica quais são as escolhas mais populares entre artistas e artesãos e suas respectivas características. Confira!

1.    Tinta Guache

A tinta guache, ou somente guache, como é popularmente conhecida, é um tipo muito popular e acessível que costuma estar sempre presente na lista de materiais escolares das crianças. Além disso, a tinta guache é altamente versátil, pois sua base aquosa é fácil de limpar em caso de acidentes, o que favorece o uso em diferentes tipos de aplicações e superfícies.

Outro benefício proporcionado devido a sua composição aquosa é que a tinta guache pode voltar ao seu estado original quando colocada em contato com o líquido. Por isso, ela é uma boa escolha para iniciantes em artesanato ou para trabalhos que precisam ser refeitos constantemente.

2.    Tinta Acrílica Brilhante e Fosca

Outra tinta para artesanato muito popular e também altamente versátil é a tinta acrílica, já que, assim como a guache, pode ser aplicada em diversas superfícies, como madeira, vidro, gesso, isopor plástico e até alumínio.

Disponíveis em duas versões de acabamento, brilhante e fosca, a tinta acrílica é muito popular por permitir finalizações distintas e, principalmente, por ser de fácil aplicação e secagem rápida, com diluição fácil em água.

3.    Tinta a Óleo

As tintas a óleo são aquelas amplamente utilizadas em telas, para a execução de obras de arte e também itens de artesanato variados. Devido a sua alta durabilidade e pigmentação, esse tipo de tinta costuma ser a escolha de quem procura um acabamento mais refinado.

Uma precaução ao utilizar tintas à base de óleo é evitar a presença de poeira ou de luz solar diretamente no produto. Além disso, esse tipo de tinta necessita de um longo período para secagem, o que deve ser considerado antes da compra.

4.    Tinta Nanquim

Com origem no oriente, o Nanquim foi criado pelos chineses há milênios e graças a sua qualidade, ainda é um produto muito querido dos artesãos e artistas devido às suas propriedades.

Uma das características mais marcantes do nanquim é a sua “assinatura visual”. Mesmo pessoas leigas conseguem identificar e diferenciar o nanquim de outros tipos populares de tintas. Essa particularidade permite que artistas criem peças únicas, cujo resultado não pode ser executado com nenhuma outra tinta.

5.    Tinta PVA

Com base na resina PVA, esse tipo de tinta para artesanato é popular especialmente entre o público infantil e iniciantes no mundo do artesanato. Dentre as suas características estão a possibilidade de mistura entre as cores, que gera tonalidades únicas, e a fácil aplicação nas peças.

Assim como a Tinta Guache e a Tinta Acrílica, a Tinta PVA possui secagem rápida e uma textura de fácil aplicação, o que garante um bom acabamento às peças pós-aplicação.

Ainda sobre o acabamento, apesar desse tipo de tinta ser naturalmente fosca após a secagem, é possível deixar seu trabalho brilhante por meio da aplicação de verniz sobre ela depois de seca.

Qual é a tinta ideal para a sua necessidade?

Seja para uso amador ou profissional, certamente existe uma tinta para artesanato ideal para seu trabalho.

Portanto, se você está iniciando na área artística, prefira as tintas de fácil remoção. Assim você evitará frustrações desnecessárias e desperdício de produto. Caso contrário, escolha sua tinta predileta e deixe a criatividade fluir. Saiba aqui quais tintas a Costa Atacado pode te oferecer!

Adicionar comentário