Receba dicas grátis!

Aprenda como fazer uma encadernação personalizada

A encadernação personalizada é também considerada uma arte, além de ser fonte de renda para muitas pessoas. A prática vem desde tempos muito antigos na história, mas hoje pode ser feita com materiais e técnicas bem mais interessantes.

O trabalho feito à mão é minucioso e requer bastante paciência. Porém, é essa dedicação que traz ainda mais valor para essa produção, que também é considerada terapêutica e rende resultados muito bonitos e criativos.

Tem interesse em fazer um caderno do jeito que você sempre quis e transformar esse passatempo também em profissão? Acompanhe esse passo a passo e comece agora mesmo a desenvolver o seu!

Defina o tamanho de seu caderno

Na encadernação personalizada, você também escolhe o tamanho que seu caderno terá. Ele pode ter folhas A4, A5 ou A6, que é o menor tamanho recomendado. É importante lembrar que após os ajustes finais, ele ficará um pouco menor do que era inicialmente.

Isso porque excessos são cortados, costuras são feitas e tudo isso redefine as medidas. Então pense bem na hora dessa decisão, para que a produção saia exatamente conforme você esperava.

Cole sua capa no papel cartão

Sua capa pode ser feita de tecido, plástico, colagens ou papel scrap. O importante é que o material seja colado em um papel cartão, o que dará mais firmeza e estabilidade.

O procedimento pode ser feito com cola branca e um pequeno rolo de pintura. Se preferir, ela pode ser espalhada com pincel. Lembre-se de não deixar excessos e aparar qualquer ponta ou sobra que porventura se manifestar.

Elimine bolhas durante a encadernação personalizada

Uma recomendação fundamental é a de eliminar bolhas que eventualmente surjam durante o processo anterior. Para tanto, utilize uma espátula ou mesmo uma régua para alisar bem a capa.

Mantenha o utilitário escolhido limpo, para que a capa não se suje com cola e nem adquira manchas. Depois, deixe que ela seque bem, para encadernar o miolo com segurança na estrutura do caderno.

Costure o miolo do caderno

O miolo é a etapa mais delicada da encadernação personalizada. As folhas devem estar alinhadas e bem retas, com uma distância bem definida para a costura. Utilize uma régua para este fim.

Depois, os furos em que a costura vai passar devem ser feitos com o próprio agulhão. Não utilize folhas demais, pois isso pode deixar o caderno imperfeito. A linha deve ter cinco vezes o comprimento da lombada. Depois, é só costurar com cuidado, observando o direcionamento dos pontos.

Pronto! Agora, se quiser, pode terminar de decorar a capa, com stickers, adesivos ou até mesmo um elástico, que ajude no fechamento. É hora de soltar a criatividade e transformar essa encadernação em algo que realmente tenha a sua cara. Com a prática, você pode inclusive produzir mais alguns cadernos para presentear ou vender.

Gostou de saber um pouquinho mais sobre como colocar a mão na massa para desenvolver algo totalmente artesanal? Em nossa página do Facebook você encontra mais dicas como essa, além de outros conteúdos e novidades. Curta e aproveite!

Adicionar comentário