Receba dicas grátis!

Cadernos para colorir: saiba como eles estimulam a criatividade infantil

Desde cedo, é interessante oferecer às crianças atividades diferentes que estimulem seu desenvolvimento. Colocá-las em contato com a arte, por exemplo, é uma forma de incentivar sua própria expressão pessoal. Como nem sempre a fala e a escrita estão em um estágio avançado, usar as cores se torna um excelente meio para trabalhar a criatividade e a imaginação. Já pensou em oferecer cadernos para colorir para os pequenos?

Eles têm desenhos didáticos, o que os torna um material perfeito para as mais variadas idades. Confira mais informações sobre o que eles podem fazer pelos pequenos!

Auxiliam na identificação de cores

Cadernos para colorir podem ser preenchidos com uma diversidade de lápis: de cor, de cera, aquarelados, entre outros. Sendo assim, abrem as portas para que a criança comece a diferenciar e identificar cores, tanto suas favoritas quanto as mais usuais presentes em objetos e itens de seu convívio.

Além de também ajudá-las a reconhecer texturas e efeitos através de misturas. Aos poucos, as crianças também passam a reconhecer as aplicações certas de determinada cor, como o azul para o céu e o verde para as árvores.

Acalmam por fazerem parte de uma prática terapêutica

A simples ação de colorir é considerada para muitas crianças mais do que criativa, mas uma atividade terapêutica. Em centros de aprendizagem ou hospitais, é uma técnica bastante utilizada para que elas descarreguem frustrações e demonstrem emoções. Também é considerada uma ótima alternativa para acalmar e relaxar os pequenos.

As perspectivas visualizadas no desenho servem inclusive para análise profissional. A organização, o traço da linha e as cores utilizadas pela criança podem ser determinantes para que o terapeuta realize diagnósticos e registre percepções acerca da evolução de um tratamento.

Estimulam a coordenação e capacidade motora

Ao utilizar cadernos para colorir, a criatividade é estimulada também pelas várias maneiras que existem para pintar. Fazendo movimentos circulares, verticais, traçados ou pontilhados, a criança tem sua coordenação e capacidade motora fortemente estimuladas.

É importante mostrar todas essas possibilidades para que ela exercite também seu poder de escolha e identifique qual estilo combina mais com o elemento que será colorido. Deixe que ela acrescente no caderno seus próprios traços e desenhe outras coisas para complementar o que já está pronto.

Proporcionam diversidade com diferentes temas

As crianças que brincam com esses cadernos têm inúmeras opções de temas em mãos. Natureza, animais, esportes e formas geométricas são apenas algumas delas. Sendo assim, entram em contato com muitos cenários para ampliar o uso das cores e da criatividade.

Deixe sempre mais de um tema disponível para que a criança não faça sempre a mesma coisa. Dessa forma, ela até mesmo descobre novos interesses para praticar e explorar em outros momentos de sua rotina.

Viu só como os cadernos para colorir ajudam, e muito, a estimular a criatividade da garotada? É um ótimo jeito de se divertir e aprender várias coisas novas!

Se você gostou das informações deste artigo, aproveite e curta nossa página no Facebook para acompanhar outros conteúdos interessantes!

Adicionar comentário