Receba dicas grátis!

Cola branca x bastão: qual dura mais?

Seja na lista de materiais escolares ou para artesanato, a cola costuma ser um item indispensável. Hoje, existem vários tipos do produto, que servem para as mais variadas finalidades. Mas, sem dúvida alguma, a cola branca e a cola bastão são as mais comuns e populares. Cada uma possui diferentes características que vão muito além de sua textura, mas, ainda assim, fica a dúvida: qual é a mais dura por mais tempo?

Se você quer saber a resposta, é hora de ler este artigo. Aproveite e descubra qual delas é a mais adequada para a sua necessidade.

Quais são as propriedades da cola bastão?

A cola bastão é mais prática do que a cola branca. Isso porque com ela não há desperdício. É só girar a base para que o bastão seja usado com moderação até o fim.

Ela não causa bagunça e é muito mais fácil corrigir possíveis erros. Ao colar um papel errado, por exemplo, é muito mais simples destacá-lo novamente sem rasgar ou enrugar a superfície.

Contudo, é mais indicada para colagens simples de folhas finas, como a sulfite. Seu poder de aderência não é forte e ela realmente dura menos que a líquida. Ou seja, a longo prazo, seus projetos podem se desfazer.

E quais são os prós e contras da cola branca?

A cola branca, por sua vez, rende bastante. Se você adquirir um tubo grande, pode recarregar tubos menores e usar por muito tempo. Contudo, sua textura é mais espessa e grossa.

Ela dura muito mais do que a cola bastão, porque sua capacidade de aderência é mais intensa devido a sua composição. Para além de papéis, ela pode ser usada em outros materiais mais firmes e pesados com sucesso.

Mas é preciso muito cuidado ao aplicar. A depender da quantidade, a cola líquida pode causar manchas e um aspecto desleixado ao trabalho. Portanto, é melhor avaliar com cuidado o tipo de projeto antes de fazer sua escolha.

Qual delas escolher, afinal?

Como você pode ver, escolher entre a cola branca e cola bastão depende de seus objetivos. Para crianças, o ideal pode ser a cola bastão, para que haja menos sujeira e estragos em papéis escolares.

Essa opção pode ser guardada para trabalhos manuais e outras atividades específicas. Se você trabalha com artesanato e precisa de uma solução mais eficiente, ter um tubo de cola líquida em mãos soluciona muito bem a questão.

Importante ressaltar que, seja qual for a sua decisão, ambas as alternativas são acessíveis e facilmente encontradas em qualquer papelaria. Para não ter erro, tenha uma de cada em casa e reveze de acordo com a necessidade.

Lembre-se, por fim, de dar preferência para produtos atóxicos. Assim, além da qualidade da cola, você garante que ela não faça mal para sua saúde ou para a de seu filho em casos de imprevistos, ou acidentes.

Este artigo esclareceu o assunto para você? Aproveite e cadastre-se em nossa newsletter para receber outros artigos e novidades exclusivas diretamente em seu e-mail!

Adicionar comentário