Receba dicas grátis!

Como usar argila vermelha no artesanato?

A argila vermelha é um material muito utilizado na hora de produzir artesanatos. Por se tratar de uma massa muito maleável, originária da degradação de rochas, ela se tornou uma grande aposta na hora de criar louças, vasos e outros itens de artesanato.

Atualmente, esse tipo de argila pode ser encontrado com facilidade no mercado, inclusive aqui no Costa Atacado. Confira as dicas de como usar a argila vermelha no artesanato e abuse da criatividade:

1. Prepare o espaço

Antes de preparar a argila, forre o local com jornais, papelões, tecidos ou plásticos, a fim de que a argila não grude na superfície utilizada. Além disso, tenha sempre ao lado um pote com água para umedecer a argila durante o uso, deixando-a mais flexível. Não acrescente muita água pois a argila pode perder a consistência!

2. Tenha cuidado para que a argila não quebre

Durante a preparação da massa, é muito importante tomar alguns cuidados para que a argila vermelha não rache depois de seca. São eles: 1) amasse o material com as mãos úmidas até as bolhas de ar serem eliminadas; 2) ficou muito úmido? Coloque a peça de argila em cima de um jornal para que o papel absorva o excesso de água.

3. O que fazer com a argila vermelha?

Aqui há inúmeras possibilidades. Confira algumas sugestões:

Esculturas

Use e abuse da sua criatividade! Você pode encontrar na internet diversas inspirações de esculturas de argila para serem reproduzidas. Além disso, você pode ousar e criar uma peça exclusiva. Que tal?

Lembrancinhas

A argila pode ser uma superfície que permite guardar momentos inesquecíveis e ser utilizada para eternizar recordações de pessoas amadas. Marcas de mãos, dedos e até patinhas de cães e gatos são excelentes formas de guardar lembranças de seres tão apaixonantes.

Brinquedos

As crianças irão se divertir muito! Aproveite um passeio com os pequenos para realizar impressões na massa da argila vermelha com galhos, pedrinhas, penas, sementes ou qualquer elemento que traga diferentes texturas. Depois, por que não produzir um jogo de memórias exclusivo só para vocês?

Itens decorativos

Crie vasos, pratos, tigelas, copos e vários outros tipos de artigos decorativos utilizando a argila vermelha. Se preferir, utilize os utensílios que você tem em casa, como pratos ou vasos como moldes. E para arrematar, aplique um verniz a fim de garantir durabilidade.

Como armazenar o que sobrou?

Junte em forma de círculo a argila que sobrou e enrole em um plástico PVC (não deixe que o ar entre). Após a argila estar selada, umedeça um pano, envolva no plástico e armazene em um pote tampado.

Além das dicas de como utilizar argila vermelha, aqui no blog Costa Atacado você encontra várias outras dicas de personalização, organização e papelaria. Continue acompanhando para não perder nada!

A argila vermelha é baratinha e oferece uma infinidade de utilizações e aplicações. Portanto não há desculpas: use a criatividade. Gostou das dicas? Compartilhe o texto com aquele amigo que adorará utilizar a argila em várias criações.

Adicionar comentário