Receba dicas grátis!

4 dicas para usar marca textos de maneira organizada

Usar marca textos não significa apenas grifar e destacar trechos na hora dos estudos. Agora, eles ganharam novas cores, formatos mais confortáveis para usar e diferentes funcionalidades.

Seja em cadernos, planners, apostilas ou agendas, eles fixam conteúdo, deixam a página mais bonita e ajudam na organização. Por isso, são considerados itens indispensáveis em estojos e mesas de escritório.

Quer algumas dicas para aproveitar ao máximo esse material em diferentes ocasiões? Então dê uma olhada neste artigo e escolha sua forma de utilização favorita!

1. Aposte em técnicas de color code

Nada de usar marca textos de uma só cor em todo o texto. A melhor alternativa é escolher cores diferentes e definir uma função específica para cada uma, para visualizar todo o conteúdo de um jeito mais claro e organizado.

Por exemplo, o amarelo pode servir para destacar exemplos, enquanto o azul reforça conceitos. Não se esqueça de reservar um espaço da página para escrever como seu color code funciona e não fazer nenhuma confusão.

2. Evite usar marca textos em toda a página

De nada adianta grifar toda a página sem separar corretamente o que é realmente importante. Por vezes, é mesmo difícil filtrar o conteúdo. Tenha calma durante a leitura, a fim de identificar os pontos que merecem o traço colorido.

Essa é uma forma não só para deixar tudo mais objetivo, mas também de não desperdiçar tinta e tempo com aquilo que não importa tanto. O intuito do destaque é resumir e ressaltar pontos, então tenha foco para fazer um bom trabalho nesse sentido.

3. Decore a página e faça letterings

Usar marca textos para decorar a página ajuda a deixar o conteúdo com a sua cara e traz mais leveza para o momento de estudo ou de trabalho. Se você tem facilidade para caligrafia, pode investir em letterings para títulos que indiquem informações mais interessantes.

Essa é uma atividade que estimula a criatividade e ajuda até mesmo a criar resumos mais eficientes que colaborem para um melhor entendimento. Faça testes e solte a imaginação para encontrar o melhor caminho para fixação do texto em questão.

4. Escolha produtos de qualidade

Naturalmente, marca textos carimbam o papel com uma quantidade maior de tinta. Por esse motivo, é fundamental que você escolha produtos de qualidade para evitar que a folha fique muito molhada ou manchada.

Verifique se a tinta não passa para o verso, especialmente se ele também apresentar conteúdo por escrito, ou se a gramatura do papel é suficiente para o marca texto que você tem. Do contrário, o excesso de tinta e de informações deixarão tudo desorganizado e com um aspecto feio, fazendo com que você tenha que reiniciar todo o trabalho.

Pronto! Usar marca textos está em alta e a variedade no mercado é grande. Portanto, coloque essas dicas em prática para obter bons resultados e deixar tudo o que você precisa estudar ou revisar em dia.

Tem vontade de investir em outras formas de deixar suas anotações sistematizadas com outros recursos? Então aprenda agora 4 truques para organizá-las em post-its e mãos à obra!

Adicionar comentário