Receba dicas grátis!

4 dicas para escolher a mochila ideal para você

mochila ideal para vocêAs mochilas são acessórios que combinam praticidade e diversas possibilidades de uso, sendo a principal escolha de adultos e crianças para carregar os pertences no dia a dia. Os modelos são tantos que confundem quem vai escolher na hora da compra. Como saber qual a mochila ideal para você?

A estética não deve ser o único ponto a ser observado. Para saber mais sobre o assunto, continue a leitura do nosso post. Buscaremos esclarecer algumas dúvidas para que você consiga escolher a mochila ideal para o seu perfil.

1. Pense sobre o principal uso da mochila

O primeiro ponto a ser observado antes de escolher a mochila ideal para você é pensar para que fim ela será usada. Por exemplo, se a função principal for carregar o laptop, você precisará escolher um modelo de mochila adequado para acomodar o aparelho. As mochilas para laptop costumam ser bem estruturadas, com forro e alças reforçadas (acolchoadas) para sustentar o peso do laptop.

Se você busca uma mochila para uso diário, deve avaliar o que costuma carregar. Talvez ela não precise ser tão grande. Talvez conseguir mais espaço interno seja tudo o que você mais queira. Se você carrega muitos livros e outros objetos, vai precisar de uma mochila com mais divisórias e compartimentos.

Se é a mochila das crianças para escola, é preciso avaliar a quantidade de livros e materiais que ela precisa carregar, além de escolher um modelo que agrade aos pequenos.

2. Atente para o peso e o tamanho da mochila ideal para você

A mochila ideal para você não deve sacrificar a sua coluna. É importante verificar se ela passa da altura dos seus ombros — isso não deve ocorrer. Também é interessante que a largura não ultrapasse a largura do seu tronco.

Alguns modelos de mochila não são aconselháveis para determinadas idades. Se a mochila for para uma criança, é fundamental levá-la na hora de escolher a bolsa. Dessa forma, o tamanho será avaliado de acordo com o corpo dela, assim como as possibilidades de regular as alças.

Até os seis ou sete anos, a mochila de costas não é indicada para os pequenos. É preferível o uso de mochilas menores e de rodinha. Mesmo quando liberadas, seja para crianças, seja para os adultos ou adolescentes, as mochilas de costas não devem exceder limites de peso.

O limite para peso nas mochilas deve seguir a relação de 10% do seu peso corporal. Essa regra é recomendada pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.

3. Observe o material de que a mochila é feita

Mochilas escolares normalmente são produzidas em poliéster, que é resistente para o uso diário. Adultos podem investir em mochilas que combinem o poliéster com nylon.

Quem precisa carregar líquidos e alimentos, por exemplo, como os mochileiros viajantes ou quem pratica esportes e/ou leva marmita para o almoço, deve escolher uma mochila de material impermeável. Assim, ela será mais resistente e ficará protegida contra a umidade.

4. Atente para a maneira de usar a mochila

De nada adianta escolher a mochila ideal para você se o uso não for bem respeitado. O ideal é sempre usar a mochila com as duas alças nas costas. Isso ajuda o peso a ser distribuído e evita dores no ombro e na coluna. Procure não colocar uma alça só sobre o ombro. Cultive o hábito de sempre levá-la nas costas com suas duas alças sobre o tronco.

Observando bem esses pontos, dificilmente você terá problemas para escolher a mochila, e vai garantir mais praticidade e conforto!

Gostou dessas dicas? Deixe aqui o seu comentário, com opiniões ou dúvidas.

Adicionar comentário