Receba dicas grátis!

Fichário ou caderno: qual o melhor para uso escolar?

A vida de estudante é repleta de responsabilidades. Chega um momento que, por questão de organização e praticidade, surge uma dúvida: fichário ou caderno: qual dos dois é o melhor?

Antigamente, o caderno com dez e vinte matérias fazia o maior sucesso. Afinal, ele reunia todas as disciplinas em um único material. Tempos depois, o fichário surgiu. E, claro, a possibilidade de carregar apenas as folhas de uma determinada matéria ficou atraente.

Os dois itens são muito usados na rotina estudantil. Ambos têm seus pontos positivos e negativos. Mas tudo vai depender também do perfil de cada aluno. Veja as informações deste post e saiba qual escolher!

Quais os benefícios do fichário?

Grande ou pequeno, o fichário é um material leve e prático. Além disso, ele pode ser encontrado em diversos materiais, modelos e estampas. Uma das maiores vantagens é, sem dúvidas, a praticidade.

Na hora de ir para a escola, não é preciso procurar o cronograma escolar para saber quais cadernos levar. Afinal, o fichário acomoda todas as matérias. E mais: com ele, você tem a possibilidade de emprestar as folhas para o colega que faltou à aula sem ter que arrancar as folhas.

No modelo de zíper é possível colocar canetas, corretivos e borracha no bolso interno. O fichário pequeno cabe na bolsa e na mochila, não é pesado e ainda economiza espaço na carteira escolar!

Quais as qualidades do caderno?

Quando estamos falando sobre a escolha entre o fichário ou caderno, há quem defenda a segunda opção. Tradicional, o caderno faz parte da vida de muitos estudantes. Você pode optar por ter um para cada matéria ou, ainda, um único caderno com dez ou vinte matérias.

Além disso, existem inúmeros modelos de caderno com diferentes capas, que podem desde as com estampas lisas de apenas uma cor, até as com imagens de paisagens lindas, personagens de desenhos, frutas divertidas etc. Os modelos também podem ser encontrados com ou sem pautas e com ou sem espiral.

Então, já deu para perceber a versatilidade dele, não é?! Assim como o fichário, o caderno também cabe tranquilamente na mochila, mas se você optar pelo maior, o peso pode ser um incômodo.

Afinal, qual escolher?

Agora que você já conhece um pouquinho mais sobre cadernos e fichários, deve estar se perguntando qual dos dois é melhor ter. A resposta é simples, pois tudo vai depender de como você se organiza no dia a dia escolar.

O fichário, por ter as folhas soltas, é indicado para quem se organiza muito. Afinal, as folhas podem ficar esquecidas com os colegas, em casa ou em qualquer outro lugar. Além disso, é você quem divide as disciplinas, então precisa saber qual matéria precisa ter um bloco a mais de folhas. E o mais importante: sempre repor as folhas antes quando elas estiverem perto de acabar.

Já o caderno pode ser usado por pessoas que amam praticidade. Afinal de contas, é só deixá-lo sempre na mochila. Ele pode ser encontrado no tamanho e modelo que você desejar: grande ou pequeno, de brochura ou com espiral.

E agora, fichário ou caderno? Qual combina mais com você? Certamente, com as dicas deste post você vai fazer a escolha certa!

Já escolheu o seu preferido? Então aproveite e acesse o site da Costa Atacado e veja diversos modelos com os melhores preços!

Adicionar comentário