Receba dicas grátis!

Pincel para pintura de tela, qual é o melhor?

Não é só a qualidade da tinta que influencia no resultado de uma pintura. Iluminação, tela e materiais em geral, principalmente o tipo do pincel para pintura de tela, são alguns dos outros fatores diretamente responsáveis por compor uma bela obra de arte.

Neste artigo abordaremos os pincéis mais utilizados e algumas de suas principais características. Dessa forma, ficará mais fácil para você decidir antes mesmo de comprar.

É importante ressaltar que o melhor pincel para pintura de tela depende da necessidade de uso durante a criação, não existindo um único que possa desempenhar todos os tipos de traços, fundos e acabamentos com a mesma maestria. Por isso, é importante conhecer os tipos e formatos de cerdas disponíveis para adequá-los ao seu trabalho. Para aprender mais sobre o assunto continue lendo até esse artigo até o final!

Escolhendo a melhor cerda para pintura de tela

Os tipos das cerdas influenciam diretamente na qualidade da pintura e, consequentemente, na escolha do pincel para pintura de tela. Por isso, é preciso ter em mente qual a sua necessidade, conheça alguns dos tipos de cerdas disponíveis no mercado:

Cerdas naturais: pelo de porco

Os pincéis de cerdas naturais, feitos a partir de pelo de porco, são mais resistentes devido a sua composição. Esse tipo de cerda é utilizada para fazer o fundo da tela, como céu, matas, montanhas e preenchimentos da primeira camada em geral.

Cerdas naturais: pelo de marta

Ainda sobre cerdas naturais, existem aqueles que são fabricados a partir de pelo de marta, um tipo de mamífero, parecido com um esquilo. Esse pincel é ideal para acabamentos e traços que exigem precisão e delicadeza, onde é necessário ter maior cuidado para execução dos detalhes.

Cerdas sintéticas

Já os pincéis de cerdas sintéticas são destinados para acabamentos ou etapas que não exigem muito tempo de trabalho. Afinal, pincéis sintéticos são menos resistentes que os pincéis de cerdas naturais.

Formatos das cerdas do pincel para pintura de tela

Assim como as cerdas influenciam no trabalho realizado, seus respectivos formatos também são cruciais para o resultado da pintura. Por isso, vamos mostrar alguns formatos disponíveis e suas aplicações práticas.

Cerdas planas

As cerdas planas são ideais para pintar grandes áreas, como a primeira camada, e também elementos quadrados, de ângulos retos. Devido à característica do formato, o acúmulo de tinta nesse tipo é bastante alto, então o pincel, nesse caso, consegue absorver bastante tinta e percorrer grandes dimensões.

Cerdas quadradas

Parecidas com as planas, as cerdas quadradas são recomendadas para elementos do mesmo tipo, mas em áreas menores e que exigem menor quantidade de tinta, já que o seu formato não permite um grande acúmulo de tinta no pincel.

Cerdas arredondadas (formato língua de gato)

Esse tipo de formato é ideal para formas arredondadas e que exigem mais movimento durante a sua criação. Qualquer tipo de curva, desde que não seja muito detalhada, pode ser feita com um pincel de cerdas arredondadas, ou em formato de língua de gato, como é popularmente conhecida.

Cerdas redondas

As cerdas redondas são ideais para pontilhados, tracejados e linhas finas, de preferência em formas arredondadas e com mais movimento.

Cerdas do tipo leque

Os pincéis com cerdas do tipo leque são menos populares em comparação aos outros tipos, justamente porque são destinados para executar efeitos específicos durante a pintura. Como a maioria desses efeitos não são muito comuns, e muitos artistas não o fazem, o uso desse tipo de pincel também é reduzido.

Agora que você já conhece as diferentes cerdas de pincéis, poderá saber escolher o melhor pincel para pintura de tela. Lembrando que um bom pintor, seja amador ou profissional, possui um conjunto vasto de pincéis para todos os usos, permitindo a criação de trabalhos incríveis e com uma técnica mais apurada. Portanto, mantenha um conjunto de pincéis diversos por perto e boa pintura! Para isso, não deixe de conferir os pincéis disponíveis na Costa Atacado!

Adicionar comentário