Receba dicas grátis!

DIY: 3 ideias para encapar as pastas e reaproveitar o material de escritório

reaproveitar o material de escritórioReaproveitar o material de escritório é uma solução criativa para quem precisa economizar e mesmo assim quer dar uma cara nova aos objetos utilizados diariamente. Alguns itens são mais difíceis de serem reaproveitados, mas alguns materiais, se estiverem bem conservados, podem ser aproveitados sem problemas.

Pensando nisso, que tal aprender algumas formas de encapar as pastas utilizando técnicas DIY (Do It Yourself), o famoso “faça você mesmo”? Nesse post trouxemos algumas dicas para ajudar nessa missão, que pode ser prazerosa e divertida. Acompanhe!

1. Encape as pastas com papel adesivo

O papel adesivo é o principal aliado na conservação de objetos de papelaria e pode ser utilizado para reaproveitar o material de escritório. Uma forma simples, prática e econômica de encapar as pastas, deixando-as conservadas e parecendo novinhas.

A película adesiva é facilmente encontrada na versão transparente, para quem preferir ter mais discrição e manter as cores e texturas originais à mostra. Para aqueles que optam por decorar e personalizar as pastas, é possível encontrar o papel adesivo colorido e estampado. Aí realmente as pastas ficarão diferentes e sem nem parecer que estão sendo reutilizadas.

A aplicação deve ser feita com cuidado para evitar que bolhas se formem na superfície. Por isso, não descole o papel protetor de uma vez. Vá posicionando e colando-o aos poucos, passando a mão ou uma régua na superfície a fim de auxiliar na remoção de bolhas de ar. Caso alguma ainda reste, depois que o papel for colado por inteiro, fure o local com uma agulha e passe a mão até que o ar saia por completo.

2. Customize as pastas usando E.V.A.

O E.V.A. é um material emborrachado de espessura resistente, ótimo para trabalhos de DIY, como artesanatos. As pastas mais desgastadas podem ficar com cara de nova se forem encapadas com esse material.

O E.V.A. exibe uma grande variedade de cores, do preto aos mais diversos tons, desde as cores básicas  até os tons pastéis, como o alaranjado e rosado. Vale dizer que pode ser facilmente fixado com a cola quente ou cola específica para E.V.A.

Ainda é possível personalizar os recortes e fazer colagens com cores distintas a fim de identificar as pastas.

3. Reaproveite outro material de escritório

Assim como as pastas, seus fichários podem ser reaproveitados. Afinal, o que mudará neles é o conteúdo, ou seja, as folhas internas serão substituídas por material atualizado. Para que os seus fichários fiquem mais conservados e durem por mais um ano, você pode personalizar as bordas, já que essas são as partes que mais se desgastam com o uso constante.

Você pode criar uma espécie de moldura nas bordas do fichário, que vão acompanhar toda a extensão da capa e da contracapa, como uma borda extra. Também pode proteger apenas as pontas, fazendo uma referência aos porta-retratos, com pedaços triangulares. Essa personalização pode ser feita com o uso de um papel maleável como o kraft ou mesmo o papel camurça. Meça o tamanho que deseja encapar as bordas e cole a proteção. Prefira  usar cola em bastão, a fim de evitar manchas e excessos. Seus fichários estarão protegidos e de cara nova.

Com essas dicas, reaproveitar o material de escritório não será tão difícil. E você ainda poderá contar com objetos personalizados e conservados por muito mais tempo. O que você achou das dicas? Ficou alguma dúvida? Deixe o seu comentário aqui no blog.

Adicionar comentário