Receba dicas grátis!

Quadro branco: 4 regras de etiqueta para uso em escritórios

A maioria das empresas possui um termo sobre conduta e comportamento dentro do ambiente de trabalho, que é assinado logo que um novo colaborador entra para uma equipe.

Todavia, existem algumas regras de etiqueta que não são ditas e nem escritas, mas são essenciais para deixar o ambiente mais agradável e evitam que alguém seja lembrado pelos motivos errados.

Separamos 4 regras de etiqueta que você deve levar em consideração no escritório, acompanhe!

1. Trabalhe em grupo

Algumas empresas optam por ter seu quadro de colaboradores enxuto, fazendo com que muitos profissionais tenham uma alta carga de trabalho diariamente, inclusive você. Nesse quesito, cumpra com todas as suas tarefas para não acabar gerando uma carga maior para outro colega no fim do dia. E, mais que isso, seja prestativo.

Problemas surgem todos os dias e, às vezes, oferecer ajuda pode desafogar seu companheiro de equipe. Por isso, tenha disposição para ajudar. Isso com certeza trará bons frutos. Em um momento seguinte, em que seja você a estar atarefado, esse profissional poderá oferecer ajudar.

2. Fique atento com as palavras

Apesar de parecer uma dica desnecessária, algumas pessoas confundem o fato de passarem tanto tempo no ambiente de trabalho com liberdade nas palavras e ações. Evite brincadeiras infantis, apelidos e, principalmente, palavras de baixo calão, seja em seu expediente, seja nos intervalos, que são momentos em que um colega ou cliente podem presenciar a sua postura e questionar o seu profissionalismo.

É importante também entender quando é o momento correto para falar, pois fazer uma pergunta inconveniente ou não cumprimentar seus colegas pode transparecer uma personalidade pessoal que não combina com a sua vida profissional.

3. Seu ponto de vista pessoal não está em jogo

É comum que em alguns momentos dentro do seu expediente surjam questões polêmicas sobre posicionamento político, religião ou futebol, por exemplo. Nessas horas, o ideal é utilizar a máxima do respeito: não tente empurrar goela abaixo dos outros as suas próprias convicções.

Nesse momento, prefira se manter neutro ou explique que não se sente à vontade para falar do assunto dentro do ambiente de trabalho e que prefere seguir as regras de etiqueta.

4. Cuidado com o tom utilizado nos e-mails

Responder a todos os e-mails recebidos é um dos pilares básicos para a boa convivência com seus colegas, mesmo que seja somente para dizer que trará resolução ao assunto depois.

Em momentos de resolução de problemas é comum que os assuntos sejam tratados principalmente por e-mail — e é nesse momento que você deve tomar cuidado com o tom a ser utilizado em sua escrita.

Por mais que um colega tenha atrapalhado suas tarefas por conta de algum tipo de atraso, por exemplo, tome cuidado com a maneira com que escreve seus e-mails, já que as palavras podem ser interpretadas de diversas maneiras, inclusive como grosseria.

O ideal é que você trate pessoalmente e em particular com o seu colega esse tipo de assunto delicado e depois formalize por e-mail com cópia para quem estiver envolvido no assunto.

Um bom ambiente de trabalho é definido, principalmente, pelas atitudes dos colaboradores de uma empresa — e isso reflete diretamente na imagem da empresa, por isso é de extrema importância conhecer algumas dicas de como se portar dentro do escritório.

Essas são algumas regras de etiqueta para que você possa se sair bem no escritório. Indicaria mais alguma? Faça um comentário e acompanhe em nosso blog mais conteúdos sobre este e outros assuntos.

Adicionar comentário