Receba dicas grátis!

Saiba como encapar o seu caderno

Zelo e cuidado nem sempre são suficientes para manter o seu caderno bem conservado. Por isso, algumas dicas de como encapar o seu caderno podem ser bastante úteis nessa missão.

Este artigo traz um passo a passo e algumas sugestões para proteger a capa do seu caderno. As dicas servem tanto para um caderno escolar, caderno de desenho, caderno de receitas ou caderno de anotação entre outros. O importante é cuidar para que as suas informações se mantenham todas intactas por mais tempo.

1. Escolha o material que será utilizado para a capa

A variedade de materiais que podem ser utilizados para encapar o seu caderno é infinita. Para uma capa de caderno mais discreta, experimente usar papel kraft, plástico adesivo transparente ou até EVA, papel camurça, tecido e papel adesivo de tons sóbrios.

Na hora de encapar o seu caderno também é preciso ter alguns cuidados:

  • Independentemente do material escolhido, lembre-se de deixar sobras de 1 a 2cm. Essas sobras serão dobradas e coladas na parte interna do caderno e manterão a nova capa intacta por mais tempo.
  • Depois de aplicar a capa desejada, pressione toda a superfície do caderno fazendo movimentos circulares. Isso evita a formação de bolhas de ar ou de cola, mantendo tudo liso e uniforme.

2. Utilize etiquetas com os seus dados

Você não quer correr o risco de perder o seu caderno por aí e nunca mais encontrar, certo? Por isso, quando você encapar um caderno, certifique-se de adicionar uma etiqueta contendo o seu nome e telefone para contato. No caso do caderno escolar, acrescente também nome da escola e os dados da turma e período do aluno.

3. Faça um bolso para lembretes

Aqui vai uma ideia muito útil e fácil de ser feita: bolsos para lembretes. Apesar de não ser necessariamente uma dica de como encapar o seu caderno, é bom reservar um tempinho para fazer isso também.

Para criar um bolso para lembretes, basta escolher o modelo de bolso que mais combina com o seu caderno. Pode ser uma imitação de um bolso de calça, uma referência a algum personagem de filme ou desenho animado e até um bolso simples de corte reto. Depois de recortar no formato escolhido, cole o bolso na parte interna da capa do caderno utilizando cola ou fita dupla face.

4. Personalize como preferir

Além de proteger o seu caderno por mais tempo, é possível soltar a imaginação na hora de escolher a melhor capa. Para isso, utilize figuras, estampas, fotos, adesivos divertidos, tecidos e diferentes texturas.

Se você for personalizar um caderno escolar, experimente usar elementos que remetam a esse ambiente. Por exemplo, figuras em formato de lápis, borracha, lousa e régua feitas em EVA ficam lindas e divertidas na capa do caderno.

Mas, se você está pensando em encapar o seu caderno usado para anotações gerais, opte por deixá-lo com um toque mais pessoal. Para isso, experimente usar fotos suas, dos seus amigos, dos seus filhos ou imagens de lugares que você gostaria de visitar. Além de lindo, tudo vai ficar inspirador, pode ter certeza.

Agora que você já sabe como encapar o seu caderno, confira alguns dos nossos cadernos disponíveis para colocar em prática as ideias listadas neste artigo. Lembre-se que a única regra é soltar a imaginação.

Adicionar comentário