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Saiba como organizar o seu escritório

O escritório deve ser um local que estimula a produtividade. Por isso, manter a organização desse ambiente é fundamental para evitar atrasos na execução de todas as tarefas.

Nada de pilhas de papéis em cima da mesa e canetas espalhadas. A bagunça distrai você do que realmente importa: o seu trabalho. Por isso, um dos grandes segredos para garantir dias de trabalho mais proveitosos é aprendendo a como organizar o seu escritório da melhor forma. Quer saber como fazer isso? Continue lendo este artigo.

1. Organize seus documentos

Para começar, direcione a sua atenção aos documentos. Afinal, é preciso evitar que algo importante, como um boleto ou uma certidão, se perca por culpa da bagunça. Separe os documentos por categorias como documentos pessoais, registros e certificados, ou por data, e organize cada montante em uma pasta suspensa diferente.

A pasta suspensa pode ser guardada em um gaveteiro específico para esse fim, ou em caixas arquivo. Tudo depende da quantidade de documentos presentes em seu escritório.

2. Organize as gavetas

Imagine a seguinte situação: você está executando uma tarefa qualquer e, em determinado momento, é preciso carimbar alguns documentos. Seu chefe liga e pede para verificar esses documentos também. Prontamente você diz que só precisa carimbar e que, em seguida, leva até a mesa dele.

Mas, ao abrir a gaveta de carimbos, tudo está um caos. Todos eles estão espalhados, cobertos por canetas, notas fiscais, blocos de papel, post-its, clips e vários outros itens de escritório. O trabalho que já estava praticamente pronto, vai levar mais uns 20 minutos para ser entregue. O motivo? Desorganização.

Para evitar que esse tipo de coisa aconteça com você é preciso saber como organizar o seu escritório e manter as gavetas organizadas. Carimbos devidamente pendurados no porta carimbo, notas fiscais organizadas em porta documentos e blocos de papel acessíveis, de preferência em cima da mesa, para anotações rápidas e recados.

3. Explore os espaços das paredes

Para evitar que tarefas importantes se percam nas mãos do acaso, que tal pendurar os lembretes em um mural? Você pode comprar um quadro de cortiça e anexar contas a pagar, convites, calendários e cartões de visita que precisam ser consultados frequentemente.

Se você não gosta da ideia do quadro de cortiça, experimente pendurar pranchetas na parede. Elas também funcionam como murais e você pode comprar da cor que preferir, ou decorar com a cara do seu escritório. Como? Tinta spray e muita criatividade.

4. Preserve a ergonomia

Você sabe o que significa ergonomia? Em termos práticos, a ergonomia diz respeito à relação entre o homem e o ambiente de trabalho. Ou seja, trata-se de um conjunto de medidas que visam otimizar as condições de trabalho e reduzir impactos na saúde do colaborador.

Para preservar a ergonomia no seu escritório, invista em cadeiras confortáveis e mesas espaçosas. Além disso, preste atenção no seu monitor. É importante que ele esteja posicionado na altura dos seus olhos para evitar danos à coluna. Utilize um suporte de monitor se necessário.

Agora que você sabe algumas dicas de como organizar o seu escritório não deixe de dar uma olhada em algumas dicas para você organizar sua agenda para aprimorar mais ainda sua organização!

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