Receba dicas grátis!

4 brincadeiras educativas para crianças de 5 anos

As crianças estão em constante desenvolvimento e, para cada idade, existem meios para ajudá-las a exercer cada vez mais suas novas descobertas e conhecer as novas oportunidades. Os especialistas da área da educação sempre destacam a importância da introdução do lúdico nas atividades, portanto as brincadeiras são excelentes aliadas para essa missão.

Para os papais e mamães de primeira viagem, é comum não saber muito bem que brincadeiras oferecer aos pequenos em cada etapa da sua infância. Os cinco anos são bastante emblemáticos para as crianças porque começam a ganhar noção maior do mundo à sua volta e, em seguida, estarão já em idade escolar. Por isso, separamos 4 brincadeiras educativas para crianças de 5 anos que vão te ajudar a diversificar o dia a dia!

Pula corda

Pular corda é uma brincadeira antiga, que até os dias de hoje faz a criançada gastar muita energia e ainda aprender a desenvolver a coordenação motora grossa (são atividades que envolvem o pular e subir) e a noção de lateralidade.

O ideal é fazer a contagem até o número em que a criança está aprendendo ou, para ficar mais divertido, buscar algumas canções de roda que podem ser cantadas a cada ciclo de pulos. Fica ainda melhor se você experimentar brincar ao ar livre.

Quebra-cabeça

Nessa idade, a criança já consegue memorizar algumas informações mais complexas – por isso, é o momento perfeito para introduzir o quebra-cabeça como uma das brincadeiras educativas, para que desenvolva ainda mais o seu cognitivo.

Use um modelo que tenha poucas peças e de formatos maiores. O objetivo é a criança conseguir montar o quebra-cabeça de forma divertida e não ficar frustrada por não ter atingido seu objetivo – sempre consulte na caixa do quebra cabeça a indicação do fabricante, assim, você saberá qual comprar!

Jogo da memória

Esta brincadeira é ótima para exercitar o raciocínio lógico infantil, a atenção e a concentração.

Existem produtos que são vendidos já prontos para a criança dar início a brincadeira, porém, para quem não possui um, é possível produzir o jogo da memória: pegue alguns papéis ou post-it (sempre em quantidade par) e faça alguns desenhos ou letras das vogais em pares. Vire todos de cabeça para baixo e os embaralhe. Pronto! A diversão vai estar garantida.

Amarelinha

A famosa amarelinha, assim como o pular corda, também é uma das brincadeiras educativas que trabalha com a coordenação motora e as noções de lateralidade da criança. É uma brincadeira educativa bem divertida para as crianças de 5 anos que pode ser feita ao ar livre, usando apenas um giz! 

Essas são algumas ideias que contribuirão para auxiliar seu pequeno ou pequena a se desenvolverem de forma divertida, lúdica e, ao mesmo tempo, aprendendo novas coisas – o jogo da memória, por exemplo, pode ensinar números, cores, animais… assim como o quebra cabeça!

A Costa Atacado não te ajuda somente a pensar na diversão, mas também te oferece tudo o que você precisa para garantir as brincadeiras! 

Adicionar comentário