Receba dicas grátis!

4 cuidados ao usar um marcador permanente

Os marcadores estão disponíveis no mercado para diferentes fins e em boa quantidade de cores. Um tipo bem especial é o marcador permanente. Quem já usou, com certeza, já passou por algum tipo de contratempo, sejam as manchas ou a dificuldade de remoção quando comete erros. Quem nunca usou e precisa usar, provavelmente fica um pouco apreensivo e quer soluções para evitar esses erros.

Seja qual for o seu caso, as dicas do nosso post foram pensadas para ajudar você! Continue a leitura desse artigo e saiba quais são os principais cuidados ao usar um marcador permanente.

1. Escolha a tinta de acordo com o material que desejar riscar

Se você acha que marcador permanente é tudo igual, saiba que existem diferentes tintas em sua composição e que eles podem ser usados para diferentes finalidades. Por exemplo, há marcadores com tintas específicas para madeira, tecidos, canetas marcadoras para cadernos, retroprojetores e CDs.

Cada uma dessas canetas traz propriedades diferentes que possibilitam a melhor fixação da tinta naquelas superfícies. Caso você use a caneta inadequada para seu trabalho, pode ser, até mesmo, que a cor da caneta seja alterada. Além disso, a fixação dita como permanente pode não acontecer.

2. Tome cuidado ao utilizar o marcador permanente em superfícies finas

A tinta de um marcador permanente pode ser muito forte, isso pode manchar a superfície dos objetos. Atente-se para o uso em papéis muitos finos: o verso da folha e as demais folhas podem ficar com restos de pigmento do marcador.

A mesma dica serve para os tecidos mais finos e para as demais superfícies em que o marcador for utilizado. Prefira traços mais leves, sem colocar tanta pressão, ou use algum apoio por baixo para evitar as manchas.

3. Observe o tempo de secagem do marcador permanente

Com certeza você não quer um borrão após usar o seu marcador permanente, certo? Por essa razão, vale a pena observar as indicações de secagem da tinta desses marcadores.

Algumas canetas permanentes para tecido, por exemplo, precisam de 24 horas de secagem para evitar manchas; e de 72 horas para que o tecido possa ser lavado. Verifique essa informação na embalagem do marcador.

4. Guarde as canetas em posição horizontal

Nada mais desagradável que uma caneta vazando ou estourada nas mãos de quem a usa. Ainda mais com a tinta do tipo permanente, o que dificulta bem mais a remoção — mesmo que seja da sua pele. Para evitar que isso aconteça, é preciso tomar alguns cuidados ao guardar os marcadores permanentes.

Após o uso, deixe as canetas em posição horizontal para que a tinta não sofra alterações e permaneça estável dentro do objeto.

Viu que não há mistério para fazer o bom uso de um marcador permanente? Seguindo essas orientações você poderá riscar com muito mais segurança e realizar o seu trabalho sem grandes problemas. Agora é só usar e abusar dessas canetas com toda criatividade!

O que achou das dicas desse post? Para acompanhar outras dicas e mais conteúdos interessantes, é só seguir a Costa Atacado no Instagram.

Adicionar comentário