Receba dicas grátis!

4 dicas de brincadeiras com colagem para crianças

Crie uma verdadeira oficina de colagem com revistas e outros produtos para divertir as crianças. O artesanato com papel é sempre muito atrativo para as crianças, e auxilia no desenvolvimento da criatividade, percepção espacial e também na coordenação motora fina. No entanto, muitos tutores não têm ideia do que inventar para esse momento de descontração e aprendizado. Felizmente, nem tudo precisa ser tão complexo quanto a arte oriental do origami, a brincadeira simples de colagem com revista e outros papéis é uma excelente opção. Confira abaixo alguns exemplos deste tipo de brincadeira:

Colagem com formas geométricas variadas

Para trabalhar o desenvolvimento de funções associadas a composição e harmonia, além de familiarizar os pequenos com as mais distintas formas, uma alternativa é trabalhar com a colagem de recorte de formas geométricas. Neste caso, você pode simplesmente utilizar um papel colorido para recortar as figuras, realizando a colagem sobre uma folha branca convencional, para destacar bem as formas e auxiliar na compreensão das proporções.

Colagem com revista fragmentada

A ideia dessa brincadeira é criar uma espécie de quebra-cabeça, então escolha uma imagem que atraia a atenção da criança em uma revista, gibi, ou até mesmo que você tenha imprimido da internet, recorte de forma a criar o desafio para a colagem, misture a peça e deixe o pequeno se divertir ao montar o desenho. Caso se trate de crianças menores, faça cortes de peças grandes e preferencialmente utilizando retas, formando quadrados, triângulos e retângulos. Já para os mais crescidinhos o desafio pode ser maior, alterando o tamanho, proporção e forma das peças do quebra-cabeça.

Colagem de mosaico

Essa atividade se destina às crianças um pouco maiores, e trabalha questões como composição, sobreposição e contraste. Para isso, recorte um tronco de uma árvore ou qualquer outra forma simples que permita um preenchimento, então utilizando pequenos pedaços de papel de seda de várias cores, deixe a criatividade aflorar sobre uma folha de papel branca. Uma dica para o papel colorido e que deixa a arte do pequeno com um acabamento mais delicado, é utilizar papel de seda de várias cores, além de uma cola bastão para evitar que tudo fique com aspecto enrugado.

Colagem com areia colorida

Por fim, nem só de papel vive o universo da colagem. Caso você esteja disposto a deixar que o seu pequeno se aventurar um pouco mais e, consequentemente, também sujar mais a sua área de trabalho, utilizar uma areia colorida pode ser uma boa ideia. Neste caso, faça um desenho simples em uma superfície como cartolina ou papelão, em seguida, basta incentivá-lo a pintar utilizando a areia, espalhando a cola sobre as áreas demarcadas do desenho e então preencher com a cor escolhida da areia. Agora que você dispõe de algumas dicas relevantes sobre brincadeiras para crianças utilizando colagem com revistas e outros itens, não deixe de completar a lista dos materiais necessários para esse momento de lazer com as ofertas da Costa Atacado. A Costa Atacado é uma mega store com tudo que você precisa, com itens que vão desde um simples bloco adesivo, até churrasqueiras e acessórios pertinentes a esse momento, levando a outro nível a referência de uma loja de armarinho.

Adicionar comentário