Receba dicas grátis!

4 dicas de como usar compasso escolar

Todo estudante precisa de um compasso escolar para aprender geometria. Mas ele também é importante para profissionais de arquitetura, design e artes em geral.

Mais do que aprender a disciplina, a ferramenta também ajuda a fazer desenhos e é bastante útil para medidas certeiras em projetos. Por isso, vale a pena aprender a usá-la bem nesses momentos.

Quer algumas dicas de como usar este material? Acompanhe nosso artigo e confira nossas 4 sugestões!

1. Faça a pressão correta ao usar o compasso escolar

É muito importante que você faça a pressão correta ao usar o compasso escolar. Do contrário, o material frágil pode se quebrar ou afundar a ponta, fazendo com que ele perca sua precisão.

Opte por um grafite ou mina mais macio, de ponta chanfrada. Dessa forma, a linha será nítida e você não precisará usar a força para o desenho. Lembre-se apenas de refazer a ponta do grafite chanfrado com frequência, pois ela tende a ficar grossa rapidamente.

2. Mantenha a ponta do objeto sempre protegida

Quer que a durabilidade do grafite e do próprio compasso escolar seja maior? O segredo é manter a ponta sempre protegida. Sendo assim, guarde o objeto em um estojo fechado.

No caso de uso deste material por crianças, essa questão é ainda mais importante, já que a ponta pode causar arranhões e ferimentos. Caso não seja possível encontrar um recipiente adequado, use um pedaço de borracha para proteger a ponta.

3. Tenha cuidado ao abrir os braços do compasso

O compasso é um material bastante delicado, que exige certo cuidado no manuseio. O principal deles é não forçar a abertura dos braços na hora de gerar o comprimento desejado.

Se relaxado, as medidas podem não ficar mais tão assertivas quanto antes. Versões mais modernas do objeto possuem um indicador que permite saber o comprimento exato do raio desenhado. Em versões mais antigas, basta medir com a régua para conferir se tudo está correto.

4. Gire e trace com leveza

Ao desenhar retas e círculos com o compasso, tenha bastante leveza na mão. O apoio da ferramenta é a agulha, que pode afundar caso você use muita força. Apesar de fina, tenha em mente que ela é suficiente para o posicionamento no papel ou na mesa.

Procure sempre por compassos de metal que sejam menos pesados, para facilitar essa questão e até mesmo proporcionar mais desenvoltura ao desenho. Para crianças, existem opções em plástico que podem servir muito bem para os devidos fins.

Pronto! Como você pode ver, não é muito difícil usar um compasso escolar da maneira certa. Uma vez que todas essas dicas estão em práticas, a utilização será satisfatória, seja qual for a idade do estudante ou a desenvoltura do profissional que precisar do material.

Costuma utilizar um compasso para seu trabalho ou projeto de artesanato? Aproveite para descobrir também como funcionam as medidas de uma régua escalímetro, um equipamento indispensável para desenhos técnicos!

Adicionar comentário