Receba dicas grátis!

4 dicas de como usar compasso

Nas aulas de artes é onde os estudantes têm a chance de explorar e expressar sua criatividade, principalmente quando se trata de desenhar. Na hora de criar desenhos fascinantes e colocar a imaginação em prática, o uso de alguns materiais é indispensável, indo além de apenas lápis, papel e canetas esferográficas.

Em meio a uma variedade de materiais existentes para desenho, o compasso se destaca como um equipamento muito útil para pôr em prática a criação. No entanto, não basta apenas ter os materiais certos, é preciso saber como usar! Se você fica perdido na hora de usar o compasso ou quer aprender novas formas de uso, a Costa Atacado traz quatro dicas de como usar um compasso escolar, sem dor de cabeça. Vamos conferir?

1. Como usar a pressão ideal no Compasso?

A ponta do compasso é a parte mais frágil do equipamento e sua conservação é imprescindível para manter sua eficiência. Assim, é extremamente importante que, ao utilizar o compasso, você pressione a ponta com o mínimo de força possível, para não quebrá-la.

Por isso, opte por um grafite mais suave com ponta chanfrada. É o mais recomendado porque este modelo faz traços mais marcantes, sem necessidade de apertá-lo e, portanto, sem necessidade de grande pressão no seu compasso para garantir a nitidez da linha no papel.

2. Atente-se ao abrir o seu compasso escolar

Trabalhar com um compasso escolar é bem fácil, entretanto, requer bastante leveza na hora de utilizá-lo. Isso se aplica principalmente na hora de abrir os braços do material: não faça de forma brusca e tenha atenção para que a marcação do comprimento de abertura seja feita com precisão para atender as medidas esperadas no desenho.

3. Apoio e giros delicados no manuseio do compasso

Basicamente, para criar linhas com um compasso o que você precisa fazer é apoiá-lo no local de desenho e girar. Parece simples, não é?

Na parte do apoio, o instrumento vem integrado de uma agulha que o permite fixar no papel para garantir maior precisão na tração – o que também deve ser feito com delicadeza e suavidade. Se você colocar muita pressão na agulha, assim como no caso da ponta, correrá risco de quebrá-la ou afundá-la. 

Então, quando for fazer linhas com o seu compasso, observe se não está forçando demais a agulha e segure o equipamento com cuidado, girando-o com calma para garantir a precisão e estabilidade.

4. Como usar um compasso para fazer retas congruentes?

Nesta dica, você vai aprender a utilizar o compasso para fazer segmentos de retas congruentes (iguais) e se aventurar na geometria de maneira bem simples.

O melhor é que é bem mais simples do que parece: é só demarcar uma reta e posicionar o lápis ou grafite em uma das pontas da linha. Depois disso, coloque a outra haste do compasso posicionada na segunda extremidade da reta. Agora é só traçar uma nova reta com a medida do compasso que demarcou a primeira, utilizando o auxílio de uma régua. 

Gostou de conhecer essas dicas de ouro sobre como usar um compasso? Então agora você só precisa acessar o nosso site e escolher, entre vários modelos, o compasso perfeito para você!

Adicionar comentário