Receba dicas grátis!

4 dicas para manter sua agenda organizada

Em uma rotina atribulada, é muito importante ter sempre em mãos uma lista de todos os seus compromissos. Há quem marque tudo no celular, mas sem dúvidas a agenda de papel ainda é o melhor instrumento para ter tudo ao seu alcance.

Contudo, para que ela funcione de verdade, é fundamental anotar tudo com clareza. E algumas dicas simples podem ajudar nessa visualização e até mesmo trazer mais equilíbrio para seus dias.

Quer saber como manter sua agenda organizada? Continua a leitura deste artigo e invista nessas 4 recomendações!

1. Utilize cores e legendas

A primeira dica para manter sua agenda organizada é utilizar cores, marca textos e legendas. Por exemplo, a cor verde pode indicar tarefas domésticas, enquanto a cor azul serve para compromissos profissionais e a cor vermelha para indicar prioridade.

Abaixo de cada tarefa, crie subtítulos com palavras-chaves que facilitem a sua lembrança a respeito do assunto. Coloque local, horário e nomes, caso outras pessoas estejam envolvidas na execução daquele item para agilizar seu compromisso e ajudá-lo a ganhar tempo.

2. Aposte em post-its para manter sua agenda organizada

Os post-its estão cada vez mais versáteis e práticos. Por isso, aposte naqueles com formatos diferentes, cores brilhantes ou linhas para destacar detalhes acerca de suas atividades.

Você pode anotar a lista do mercado e destacá-la para levar consigo na hora de ir até lá. Ou ainda anotar aniversários, números de telefones e outras informações que precisam receber uma evidência maior. Solte a criatividade para usar esse recurso da melhor maneira possível.

3. Risque tudo o que já foi feito

Depois de realizar algum item entre seus compromissos, lembre-se de riscá-lo ou marcá-lo de alguma forma. A sinalização ajuda você a não refazer algo e a perceber se a sua semana está realmente rendendo ou se precisa de uma nova reestruturação.

Caso a tarefa fique pela metade ou ainda precise de alguma coisa para ser finalizada, como ajuda externa ou um novo horário, faça essa indicação também. Assim, no momento de preparar a semana seguinte, você saberá exatamente o que deve retomar e com o que não precisa mais se preocupar.

4. Distribua compromissos com antecedência a cada início da semana

Manter sua agenda organizada exige alguns minutinhos no início da semana para definir com antecedência o que será feito nos próximos dias. Tente distribuir tudo com equilíbrio e lembre-se de que você também precisa de tempo livre e distração.

Escreva até mesmo hábitos rotineiros, para saber quanto tempo você precisará para as outras atividades. Marque consultas, visitas e encontros para ter uma visão geral de tudo o que tem que fazer e não ter que lidar com imprevistos estressantes.

Viu só como é simples e prático manter sua agenda organizada? Um pouquinho de dedicação basta para que você encontre um padrão que respeite seu tempo e os limites de sua rotina. E decorar as páginas pode até mesmo ser divertido!

Você tem o dom do artesanato e, além de tudo, gostaria de confeccionar sua própria agenda? Aproveite para curtir a nossa página no Facebook e fique por dentro de outras dicas!

Adicionar comentário