Receba dicas grátis!

5 brincadeiras para fazer entre a família

A família está toda reunida e não consegue chegar num consenso do que brincar? As idades são muito diferentes e está difícil agradar todo mundo? Não se preocupe! Vamos te dar algumas dicas de brincadeiras que podem envolver todo mundo sem deixar ninguém entediado!

Brincadeiras musicais

Independentemente da idade, todo mundo conhece várias músicas, não é? 

Se você é daquelas pessoas que, sob pressão, esquece todas as músicas que um dia conheceu, é hora de deixar isso pra lá e fazer um esforço para ganhar a brincadeira e se divertir!

Vocês podem colocar uma música conhecida pela maioria e pedir que todos desenhem algo se deixando levar pela melodia – com certeza, os resultados serão bastante diferentes e até divertidos!

Também podem brincar do famoso “Qual é a Música?”, de karaokê ou de fazerem rodadas, em que cada um diz uma palavra e ganha quem lembrar primeiro de uma música com ela – não vale inventar, viu?

Jogo de adivinhação

Uma pessoa por vez escolhe um objeto do ambiente ou da casa e começa a descrevê-lo, até que alguém acerte do que se trata e ganhe um ponto.

Outra ideia é pegar as canetas, folhas e ir desenhando, aos poucos, o objeto. 

Bingo!

O bingo é uma brincadeira muito conhecida e que acompanha há anos a hora da diversão, então que tal organizar na sua casa?

Se você tiver uma impressora, pode encontrar cartelas online ou mesmo desenhá-las, distribuindo aos participantes – o ideal é usar o papel sulfite, que é um pouco mais grosso que a folha de ofício normal e impede que as marcações passem para o outro lado. Na hora de sortear, pode usar um sorteador também online ou cortar pequenos papéis com a numeração.

Claro que esse é um improviso para agora, mas o ideal é sempre ter um bingo na sua casa!

Stop

O famoso stop, também conhecido como adedonha, tem muitos adeptos e defensores: fácil de brincar, precisa apenas de canetas e folhas e você pode adaptar as categorias de acordo com quem participa ou com a realidade da sua família – por exemplo: todo mundo já cansou de assistir filmes da Disney? Crie uma categoria com esse tema!

As mais comuns são nome, CEP (cidade, estado ou país), cor, objeto, fruta ou alimento e animal. Cada palavra original, que ninguém repetiu, vale 10 e, se alguém colocou a mesma que outro participante, passa a valer 5.

Desenho em grupo

Também chamada de complete o desenho, essa brincadeira estimula a criatividade de todos os participantes – das crianças aos adultos.

O ideal é fazê-la com recortes de revistas e cada um cola um pedaço, formando um desenho ao final, mas, se você não tiver revistas, cola e tesoura, pode fazer com lápis e canetinhas mesmo: a ideia e diversão são as mesmas!

Depois que o último participante contribui com o seu pedaço, mostre o desenho para todos e vamos ver se o resultado é parecido com o que quem começou planejava!

Não são poucas as brincadeiras para valorizar os momentos em família – e uma mais divertida que a outra! Se faltou material para executar as brincadeiras, basta acessar nosso site e deixar sua casa completa para a próxima noite de lazer!

Adicionar comentário