Receba dicas grátis!

5 dicas para usar uma pistola de cola quente

Todas as pessoas que gostam de artesanato, com certeza já ouviram falar da pistola de cola quente. Uma ferramenta completamente coringa, que auxilia em diversos tipos de problema dos mais variados possíveis – mas você sabe como aproveitar o máximo dessa ferramenta?

Com uma secagem extremamente rápida e uma fixação boa, a cola quente pode te ajudar a fazer desde barras de calça a colar peças de biscuit.  Não existe amante de produtos de artesanato que não possua pelo menos uma pistola em casa. 

Comprando a primeira pistola de cola quente

Para comprar sua primeira pistola de cola quente é necessário saber que existe uma gama de valores no mercado. Desde as mais baratas custando cerca de 15 reais até as mais profissionais, custando por volta de 300 reais. Mas antes de se preocupar, saiba que as que custam cerca de 50 reais já possuem uma qualidade excelente para o trabalho. 

Tipos de pistola de cola quente 

As pistolas de cola quente costumam se dividir em duas categorias, sendo elas as pequenas e as grandes. As menores são indicadas para pessoas que preferem algo mais compacto. Os tubos utilizados possuem cerca de 7 mm para as menores, enquanto as maiores usam tubos de 12 mm. A grande diferença entre as duas é a quantidade de cola que ela pode derreter em determinado período de tempo. 

Cuidados com a ferramenta

Ao utilizar esse utensílio de tantas funções é preciso estar sempre alerta. Assim como o próprio nome já adverte, existem riscos de queimadura durante a utilização da pistola de cola quente. 

Defina o local

Antes de iniciar sua arte você deve observar o local em que vai trabalhar. Olhe a tomada, o que está em volta e também o local onde depositará a pistola. Tire todos os objetos que possam ser passíveis de pegar fogo, pois esse utensílio mantém realmente quente sua ponta. Evite descansar a pistola em superfícies de fácil derretimento como plástico. Observe se sua pistola está em bom estado, se o fio está completamente encapado, sem cortes. Atenção também ao bico da cola. Tente limpá-lo a cada uso para evitar que entupa. Lembrando de nunca encostar a mão no mesmo quando ela estiver ligada pois ali é um lugar extremamente quente.

Hora de usar!

Depois de encontrar o lugar ideal está na hora de começar a diversão. Insira o bastão de cola quente na pistola e somente em seguida a ligue na tomada. É normal que ela demore algum tempo até que a cola derreta mesmo. Jamais ligue-a sem a cola já inserida, além de estragar seu material, pode ainda causar um acidente.

Como saber que está pronta?

Para verificar se a cola já está pronta para ser utilizada, basta tentar aplicá-la em um pedaço de papel. Apertando o gatilho já é possível ver a cola derretida saindo pelo bico. Caso não consiga e o gatilho não ceda, espere mais alguns minutos.  

Utilize sua pistola de cola quente em seus produtos para artesanato sempre com cautela para evitar queimaduras com o bico ou mesmo pingos de cola que podem cair. Jamais aponte a pistola pra cima. Isso pode causar acidentes. 

Lembre-se sempre de desligar sua pistola quando não estiver ligada. Mantê-la sempre ligada poderá danificá-la. 

Se você ainda não tem uma pistola de cola quente, o lugar para achar esse e outros produtos para artesanato é a Costa Atacado

Adicionar comentário