Receba dicas grátis!

5 erros na hora de fazer café

A bebida quente mais amada desse Brasil e presente no cotidiano de milhões de pessoas: já sabe do que estamos falando, não é? O café! Coado, na cafeteira, solúvel, de máquina… não são poucas as opções de preparo dessa maravilha que nos dá forças para enfrentar o dia a dia ou para dar aquela acordada depois de um almoço pesado, como um churrasco no final de semana.

Você provavelmente já fez ou faz diariamente aquela xícara para começar bem sua jornada de trabalho ou estudos, mas sabia que existem alguns erros muito comuns na hora de preparar o café? Não? Então vem descobrir para saber como acertar de vez no preparo!

Por incrível que pareça: a água não deve ser fervida!

Essa é uma prática bastante comum para quem gosta de preparar seu próprio café, mas também um dos erros mais prejudiciais para quem valoriza o sabor!

Quando fervemos a água e logo a usamos para passar o café, acabamos tirando aquele gostinho amargo e ácido do pó – que, convenhamos, é o que o deixa gostoso! 

Uma boa dica – e também muito simples – para não cometer mais esse erro na hora de preparar o café é esperar cerca de um minuto para usar a água, depois que a retirar do fogo, assim, ela ficará na temperatura perfeita para passar.

Usar o mesmo pó = economia? Não!

Além de não representar nenhuma economia significativa, fará com que a bebida fique muito aguada, sem sabor e a consistência – o famoso “chafé” tão criticado nos escritórios. Não vai dar essa bobeira, não é? Sempre use o pó novinho, recém saído da caixinha, para evitar esse erro.

Largar a água no filtro de qualquer jeito

A pressa é inimiga da perfeição! A gente sabe que, principalmente no primeiro cafézinho do dia, só queremos a xícara nas nossas mãos, mas não adianta: apressar a passagem do café também é um erro!

O certo é largar a água quente aos poucos e pelas bordas: além de maximizar o cheirinho do pó e encher sua casa com esse aroma delicioso, evita a formação de borras e a diluição indesejada que o deixa menos saboroso.

Tomar o mesmo café durante todo o dia

Mesmo que a sua térmica seja a melhor do mundo, o pó que passa pelo filtro acaba assentando ao longo do dia, formando borras que prejudicam o sabor. Além disso, se você é adepto da cafeteira, além da conta de energia, mantê-lo aquecendo e resfriando o dia inteiro o deixará torrado e intragável na hora da última xícara.

Você cuida da água que escolhe para o café?

Não estamos dizendo que você não deve utilizar água da pia – embora a filtrada seja melhor, mas, dependendo de onde você mora, a qualidade pode ser bem ruim e refletir na bebida. 

Não esqueça que o café é uma bebida de qualidade, que acaba sendo sensível e tendo seu gosto alterado por água de qualidade inferior. Se tiver essa opção, escolha a água mineral ou filtrada para o preparo.

Agora parece um momento perfeito para uma boa xícara de café, não é? Ih, acabou o filtro? Não se preocupe, na Costa Atacado você encontra filtro, grão, mexedor, lixeira para copo de café e muito mais! Não esqueça do post-it para colocar na geladeira o lembrete de comprar mais quando acabar!

Adicionar comentário