Receba dicas grátis!

Aprenda a diluir tintas corretamente

Todo mundo que ama fazer peças de artesanato e pinturas costuma ter muito contato com tintas e sabe bem dos desafios que podem aparecer durante a criação de uma nova arte. Um desses desafios acontece na hora de diluir tintas.
Seja para amolecer uma tinta já envelhecida, seja para criar novas texturas e aparências, a diluição é um processo comum e até mesmo simples, mas que pode causar muita confusão.
Para que as suas artes — e suas tintas! — fiquem do jeito que você espera, aprenda a diluir tintas corretamente com as dicas a seguir.

Hidrate um pincel para diluir a quantidade que você deseja

Para começar, é importante ter alguma ideia do quão líquida você espera que a tinta fique.
Por isso, nada de exageros! Coloque uma pequena quantidade da tinta na sua paleta e, ao invés de colocar a água diretamente sobre ela, opte por mergulhar o pincel dentro de um recipiente com água.
Espalhe a tinta com o pincel já hidratado até ficar do jeito que você achar melhor. Dessa forma, você pode acompanhar os diferentes níveis de diluição do conteúdo.

Derrame um pouco de água ao lado da tinta e misture com o pincel para um efeito mais aquarelado

Se você já sabe que quer que as tintas ganhem um efeito mais leve e aguado, esta é a melhor sugestão!
Com cuidado, despeje apenas um pouco de água ao lado da tinta e use o pincel para misturar a solução. Mexa até o líquido ficar completamente uniforme e sem bolinhas de tinta.
Caso a quantidade de água utilizada na mistura não tenha sido suficiente para o resultado que você esperava, dê preferência ao método de hidratar primeiramente o pincel para não exagerar.

Utilize um agente diluente ou anticongelante para ter mais controle na diluição

Apesar de não serem tão práticos quanto a água, um agente diluente ou anticongelante são opções muito válidas!
Caso você tenha escolhido essa alternativa, leia atentamente as instruções e siga cada uma delas. De maneira geral, aplique o produto com o pincel e em pequenas quantidades.
Uma grande vantagem dos diluentes e anticongelantes é que, com eles, você pode controlar melhor a diluição e eles protegem a tinta, impedindo-a de secar muito rápido. Por isso, se você pinta frequentemente, é bom ter um deles à mão!

Evite despejar a água no pote de tinta para não comprometer o produto

Muitas pessoas têm o hábito de diluir tintas acrescentando a água diretamente no pote, mas essa não é uma boa ideia — principalmente quando ele está cheio!
Ao fazer essa prática, você compromete todo o conteúdo do pote, o que dificulta a possibilidade de experimentos com novas texturas com a mesma tinta.

Os detalhes parecem mínimos, mas toda atenção é necessária na hora de diluir tintas para que o resultado seja o melhor possível! E não precisa ficar com receio, afinal, as tintas reagem aos cuidados corretos ficando ainda mais belas.

E aí, o que achou dessas técnicas para diluir tintas? Se quiser ficar por dentro das novidades da Costa Atacado e conhecer mais algumas dicas, assine a nossa newsletter!

Adicionar comentário