Receba dicas grátis!

Aprenda mais sobre as cores primárias

Vem descobrir tudo sobre as cores mais importantes no círculo cromático e que dão origem a todos os outros pigmentos.

Você consegue imaginar um mundo sem cor? As cores estão em tudo! Nas tintas sobre as folhas de sulfite, nas roupas, nos carros e em absolutamente todos os lugares, mas você sabia que algumas são um pouco mais importantes que outras?

No círculo cromático, três cores são conhecidas como as cores primárias: vermelho, amarelo e azul. Pode não parecer, mas elas são de extrema importância para desenhistas, artistas e todos os profissionais que trabalham com sistema de coloração.

Mas afinal, o que são as cores primárias, e o porquê de toda essa importância? Abaixo você vai descobrir muitas curiosidades e informações sobre o amarelo, azul e vermelho, vem conferir:

O que são as cores primárias?

O vermelho, azul e amarelo são conhecidas como as cores primárias ou puras, isso significa que elas não podem ser criadas a partir da junção de nenhuma outra cor, mas quando misturadas entre si, dão origem a outros pigmentos, que também são conhecidos como as cores secundárias.

São necessários o vermelho, azul e amarelo para criar qualquer cor que exista, a única exceção a essa regra é o branco, que não é considerada uma cor verdadeira, por isso, as cores primárias são tão importantes e cheias de curiosidades.

As cores secundárias e terciárias 

Todas as cores que existem, surgiram a partir da junção entre pigmentos. Um exemplo disso é que quando você mistura o amarelo e vermelho, surge a cor laranja. O resultado das combinações entre cores primárias dão origem a outras três cores conhecidas como secundárias que são o laranja, roxo e verde.

No círculo cromático também existem as cores terciárias, que surgem a partir da junção de uma cor primária e uma secundária, um exemplo disso é o azul esverdeado. São, ao total, seis cores terciárias, que completam as doze presentes no círculo cromático.

Você conhece a psicologia das cores?

Existem vários estudos sobre a forma que o cérebro interpreta algumas cores, e como alguns pigmentos conseguem influenciar nos sentidos e emoções dos seres humanos. Esse estudo é muito importante para alguns setores bem abrangentes, como o mercado publicitário e a moda. 

As cores primárias representam emoções e sentimentos muito diferentes entre si, confira algumas dessas interpretações:

  • Vermelho: A cor normalmente relacionada ao amor e a paixão, também pode representar perigo e raiva, usada quando as empresas ou pessoas querem transmitir intensidade e dinamismo.
  • Amarelo: Esta cor que normalmente colore o sol nos desenhos infantis, costuma relacionar-se com emoções felizes e otimistas.
  • Azul: Normalmente utilizado para representar a paz e a calmaria, o azul também está frequentemente relacionado a emoções como lealdade e confiança.

Agora que você já conhece a importância das cores primárias, que tal se divertir com elas? No site da Costa Atacado você encontra materiais como canetas hidrográficas e diferentes tipos de tintas, que vão tornar o dia a dia de qualquer criança ou desenhista ainda mais colorido.

Adicionar comentário