Receba dicas grátis!

Argilas: como utilizá-las em seu artesanato

As argilas são materiais originários de rochas muito usados para tratamentos estéticos e trabalhos artesanais, como a fabricação de vasos e travessas, por exemplo. Contudo, para obter um bom resultado é importante saber como preparar esse material, já que o preparo incorreto pode acabar com todo o seu trabalho. 

Portanto, para garantir os melhores resultados quando for trabalhar com argila para artesanato, vale a pena descobrir como usá-la corretamente nos trabalhos manuais. Veja mais sobre o material a seguir e aproveite as nossas dicas!

Tenha um local específico para trabalhar com argilas 

Depois de comprar a sua argila para artesanato em uma loja especializada e que comercialize materiais de qualidade, você precisa encontrar um bom lugar para trabalhar.

Trabalhar com argilas costuma fazer bastante bagunça e respingar em paredes e outras superfícies. Se não for possível adotar um local específico para isso, forre bem o chão e evite lugares muito apertados. 

Veja como preparar as argilas para realizar artesanatos 

Após preparar o local que será utilizado, pegue uma boa porção de argila e comece a adicionar água aos poucos, misturando com as mãos até formar uma mistura homogênea. Ela não pode ficar muito líquida e nem seca demais. A textura ideal é uma massa maleável e lisa.

Para uma massa bem-preparada, amasse com paciência até que a argila esteja bem compactada e sem bolhas. Isso evita que as peças rachem ou fiquem com defeitos depois de irem ao forno, está bem?

Saiba como evitar o surgimento de bolhas 

As bolhas podem se formar tanto na argila branca para artesanato quanto em qualquer outra. Quando elas são mais superficiais você consegue detectar com facilidade, pois aparecem como saliências que se abrem facilmente quando você aperta com os dedos. 

Para corrigir o problema, faça ranhuras no local da bolha e cubra com argila, pressionando bastante. Se for necessário adicionar mais argila à sua peça, abra sulcos no local que pretende expandir, adicione argila bem mole e vá trabalhando a peça. Se você simplesmente adicionar mais barro ao local, provavelmente ele vai se soltar. 

Descubra o que fazer no caso de rachaduras 

A preparação das argilas é muito importante para evitar rachaduras. Amasse bem e abra a massa de vez em quando para ver se ela está bem compacta e não existem bolhas. Contudo, se ainda assim ela rachar depois de ir ao forno lixe a peça e guarde o pó.

Em seguida, faça uma pasta com esse resíduo, tomando cuidado para não exagerar na água. Em seguida, aplique a mistura nas rachaduras. Uma dica importante é jamais deixar secar ao sol. Se você fizer isso ela vai rachar com toda certeza. 

Trabalhar com argilas é uma delícia, ajuda a desenvolver a coordenação motora e pode até mesmo render bons frutos. Para tanto, basta escolher fornecedores que trabalhem com materiais de qualidade e ter paciência para trabalhar a massa até chegar na consistência correta. Depois disso, modele a argila como preferir e leve ao forno preparado para essa atividade. 

Se as nossas dicas ajudaram você, não espere mais e siga também a nossa página no Facebook e no Instagram. Lá você vai ter acesso a muitas outras informações incríveis todos os dias!

Adicionar comentário