Receba dicas grátis!

Como a massinha de modelar estimula o desenvolvimento das crianças?

A massinha de modelar é uma maneira de distrair e divertir as crianças há muito tempo. Certamente, quando você era criança pôde experimentar esse tipo de brinquedo e sabe como era gostoso. Por isso que hoje gostaria do mesmo para o seu pequeno, não é?

A verdade é que brincar com uma simples massinha de modelar pode estimular o desenvolvimento infantil em vários aspectos. Quer saber como? Então continue a leitura desse post que a gente explica!

A massinha de modelar trabalha as habilidades motoras finas

As habilidades motoras finas são muito importantes para o desenvolvimento de uma função fundamental: a escrita. Quando uma criança manipula a massinha de modelar, diversos músculos das mãos são utilizados; e é aí que o potencial de desenvolvimento da motricidade mais fina começa.

Dessa forma, podemos dizer que as atividades que envolvem as mãos e os dedos são incríveis aliadas do processo de alfabetização das crianças. Elas começam antes mesmo que os pequenos possam ler ou escrever, por meio do controle da força da mão e a capacidade correta de pegar objetos.

Trata-se de uma forma de estimular o sistema sensorial das crianças

O toque em diferentes texturas e formas estimula diretamente o sistema sensorial. A massinha de modelar possibilita ações como amassar, achatar, apertar, enrolar, furar, esticar, entre outras. Além disso, essas ações estimulam a criatividade e a imaginação deles.

Quando a massinha de modelar tem diferentes cores e até mesmo cheiros, outros sistemas podem ser igualmente estimulados, como o visual e as sensações olfativas. Aguçar todos os sentidos é importante!

Brincar com a massinha é mais uma oportunidade de socialização

As atividades com massas de modelar podem ser praticadas em conjunto. Assim, a criança tem mais uma oportunidade de se socializar com outras crianças. Ela aprende valores relevantes, como o compartilhamento de materiais e o respeito ao outro.

Trocar objetos, experimentar sensações, escolher cores, observar os outros: tudo isso dinamiza a socialização. É fundamental para a cognição da criança que, estimulada pela curiosidade, possa fazer diferentes perguntas e acessar respostas que não havia pensado antes. Tudo isso brincando com uma simples massinha de modelar!

As crianças aprendem a se concentrar melhor

Crianças são naturalmente seres muito energéticos. Às vezes, pode ser complicado exigir deles maior concentração para algumas atividades. Quando brincam com a massinha, essa concentração surge naturalmente, uma vez que é preciso atenção para manusear e criar diferentes formas.

Além disso, a brincadeira com a massa de modelar promove uma sensação de relaxamento. O tempo passa, e os pequenos nem sentem. Ideal para aqueles que estão vivenciando algum tipo de estresse ou tensão.

Todas essas razões fazem da massinha de modelar uma ótima opção de brincadeira para as crianças. O mercado tem grande variedade de massinhas, com as mais diferentes ferramentas para manipulá-las e usar a criatividade. Com certeza alguma delas agradará aos seus pequenos! Parece uma boa ideia investir na massinha de modelar como o próximo presente, não acha?

Gostou das dicas desse post? O que acha de compartilhá-lo em suas redes sociais? Elas podem beneficiar outras pessoas.

Adicionar comentário