Receba dicas grátis!

Como criar uma rotina de estudos?

Estudar é uma tarefa que requer muita dedicação. Especialmente se a sua intenção é atingir um objetivo específico, como passar no vestibular ou conseguir uma boa colocação em um concurso público.

No entanto, de nada adianta deixar para fazer tudo poucos dias antes das provas. Criar uma rotina de estudos é a melhor maneira de desenvolver a disciplina necessária para a tão sonhada aprovação.

E por onde começar a fazer isso? Neste artigo, você confere algumas dicas simples e rápidas para ter um planejamento perfeito e que se encaixa em seu cotidiano. Acompanhe!

Estabeleça um local apropriado para estudar

É essencial que você tenha um local apropriado para sua rotina de estudos. Ele deve estar bem equipado com móveis confortáveis e práticos para suas atividades, ser bem iluminado, arejado e bastante silencioso.

Assim, você evita se distrair e fica mais à vontade para passar algumas horas por lá. Caso você queira mudar de ambiente ou não possa estudar em casa, veja a possibilidade de frequentar lugares com essas características, como uma biblioteca ou sala de estudos.

Planeje o conteúdo que deve ser estudado

Depois de determinar onde você vai estudar, faça um planejamento do conteúdo a ser estudado. Divida as disciplinas e assuntos em um calendário, conforme seus objetivos.

Você também pode fazer metas diárias, semanais ou mensais para conseguir cobrir tudo o que for necessário com sucesso. Tente intercalar as atividades entre leitura, exercícios e videoaulas, por exemplo, para que seu momento não fique muito cansativo.

Mantenha horários fixos para sua rotina de estudos

Manter horários pré-determinados para sua rotina de estudos ajuda a estruturar melhor esse hábito. Adapte a programação de acordo com seu dia a dia com os períodos que você tem mais facilidade para se concentrar. Isso ajuda a diminuir o sentimento de obrigação e tornar o momento mais prazeroso.

Evite ao máximo se atrasar ou realizar mudanças frequentes no que ficou estabelecido. Dessa maneira, logo seu cérebro se acostuma a essa responsabilidade e você sente mais motivação para cumprir a proposta, com menos chances de procrastinar. 

Deixe todos os materiais ao seu alcance

Por fim, não se esqueça de organizar bem sua mesa de estudos. Deixe todos os seus materiais em fácil alcance, para não ter que se levantar a todo momento para ir buscá-los e acabar desviando seu caminho para alguma outra tarefa de menor prioridade.

Deixe o computador carregado, os lápis apontados e os cadernos e apostilas do dia separados. Essa simples providência ajuda seu rendimento a aumentar de maneira expressiva, porque você não perde tempo à procura de um item ou sem saber o que é necessário para aquela atividade.

Manter uma rotina de estudos não é difícil se você seguir esse passo a passo e conservar seu foco. Na medida em que você a coloca em prática, logo começa a obter excelentes resultados e começa a sentir mais motivação para continuar. 

E para ficar por dentro de mais dicas e indicações de materiais de papelaria que possam ajudar você a estudar, siga a gente no Facebook e no Instagram

Adicionar comentário