Receba dicas grátis!

Como escolher o headphone ideal para videochamadas?

A pandemia mudou o modus operandi de muitas empresas. Videochamadas são feitas quase todos os dias, substituindo as conversas no escritório e reuniões com clientes. Enquanto muitos trabalhadores buscam se adaptar à nova realidade, é importante falar sobre um item simples que pode melhorar muito nesse processo: o headphone.

Na hora de escolher o melhor headphone para você, existem três principais fatores a observar — ergonomia, fone e microfone. Agora, vamos o ajudar a entender o que procurar em cada um deles. Confira a seguir!

Como deve ser a ergonomia do headphone?

Ao selecionar o modelo ideal, tem-se de analisar sua rotina e frequência de uso. Se você gosta de mais liberdade, uma ótima opção pode ser um headphone bluetooth sem fio. Esse tipo permite que, durante as chamadas, você se desloque sem perder nenhum detalhe do que está sendo dito; também indicado para quem precisa realizar apresentações em frente a uma tela ou a um quadro.

O ponto negativo fica por conta da necessidade de recarregar a bateria após algum tempo de uso, mas diversos modelos de headphone sem fio garantem muitas horas de autonomia.

Se sua preferência está no conforto, existem produtos acolchoados, com alças anatômicas, projetados para se encaixar ao redor do seu rosto. Esses modelos apresentam duas principais vantagens: o conforto, permitindo sua utilização por horas seguidas sem incomodar, e o design, que costuma abafar sons externos, ajudando a ouvir e se concentrar melhor na videochamada.

O que devo procurar em um fone?

A função do fone é reproduzir um áudio cristalino, que permita que o usuário acompanhe todo o conteúdo das suas videochamadas por completo. O principal fator a observar para garantir essa qualidade está na resposta de frequência/sensibilidade.

Nosso ouvido consegue identificar frequências de 20Hz a 20.000Hz. Seu fone, portanto, precisa reproduzir pelo menos essa faixa — do contrário, os sons ficam abafados ou estourados, atrapalhando a compreensão.

Outra excelente característica, considerada por muitos um diferencial, é a resistência a líquidos. Até mesmo suor e umidade do ar podem comprometer a durabilidade do headphone, então contar com esse “extra” estende bastante a vida útil do seu produto.

Qual o diferencial de um microfone?

O microfone permite que seus colegas e clientes o escutem com clareza. Se você trabalha com vendas ou ocupa cargos em que há a necessidade de apresentar projetos ou falar bastante, não abra mão de um item de qualidade!

Confira se o produto de interesse leva alguma tecnologia de áudio, como a de redução de ruídos, por exemplo. Sabemos que o microfone do computador costuma captar sons de carro, construção e animais e acaba os misturando com sua voz, o que compromete a comunicação. Por isso, dê atenção aos modelos com essa característica.

Durante videoconferências, uma comunicação clara e eficiente depende muito mais do áudio que do vídeo. Nesse caso, poder compartilhar informações com nitidez torna-se mais relevante do que ver o rosto da pessoa com quem se fala em alta definição. Comumente acompanhamos apresentações e telas compartilhadas no lugar da imagem da câmera, entretanto, é sempre imprescindível ouvir e ser ouvido com perfeição — e os headphones se encaixam nessa necessidade!

Agora que você já consegue escolher o headphone ideal para sua rotina, veja também outros acessórios essenciais para montar sua área de home office!

Adicionar comentário