Receba dicas grátis!

Como funcionam as medidas de uma régua escalímetro?

Um dos equipamentos mais importantes para o desenho técnico é a régua escalímetro, usada por arquitetos, projetores, engenheiros e tantos outros profissionais.

No entanto, como a régua é muito usada em ambientes profissionais, talvez ela confunda quem precisa dela para um projeto de artesanato, mas não sabe bem como utilizá-la.

Se esse é o seu caso, não precisa se preocupar. No artigo de hoje, você aprenderá exatamente o que é uma régua escalímetro e como usá-la sem dificuldades. Siga a leitura para ver mais!

O que é uma régua escalímetro, afinal?

Uma régua escalímetro é um equipamento criado para medir a escala de desenhos técnicos e facilitar a criação deles. Cada régua é criada no formato triangular permitindo o uso de 6 escalas diferentes por aparelho (duas em cada face do triângulo).

Normalmente, o escalímetro mais usado é o de n.º 1, que conta com as seguintes escalas:

  • 1:20;
  • 1:25;
  • 1:50;
  • 1:75;
  • 1:100;
  • 1:125.

Como funcionam as medidas desse instrumento?

A régua escalímetro funciona de maneira muito simples. Cada face é dividida em duas escalas, totalizando 6 escalas diferentes. Cada escala é indicada por um número no seu canto esquerdo. Assim, a face com o número 100 é a escala 1:100; a face com o número 20 é a escala 1:20; e por aí vai. A partir disso, basta identificar a escala que quer usar e contar as unidades de medida com base no seu projeto específico.

Na prática, esses números significam que 1 unidade de medida do escalímetro (1 centímetro, por exemplo) equivale a 20, 25, 50, 75, 100 ou 125 unidades de medida reais do projeto desenhado.

Isso significa que, quanto maior for o número da escala, menor será a fidelidade e nível de detalhe do seu desenho. Por exemplo, uma parede de 5 metros reproduzida na escala 1:20 terá 25 centímetros. Já a mesma parede na escala de 1:125 será desenhada com apenas 4 centímetros.

Como usá-la no dia a dia?

O uso do escalímetro no dia a dia depende do projeto artesanal ou desenho técnico que a pessoa for fazer. A ideia primordial é transformar objetos reais grandes em desenhos menores sem perder a escala. É ideal, por exemplo, para quem quer fazer peças decorativas em artesanato.

O segredo, no entanto, é sempre manter a equação da escala em mente quando for usar a régua. A equação é a seguinte:

  • E = d/D.

Onde:

  • E = escala;
  • d = dimensão gráfica;
  • D = dimensão real.

Ou seja: 1:20 = 1/20.

Assim, você consegue calcular cada linha que precisar fazer em um projeto usando o auxílio do escalímetro para não errar. Caso surja alguma dúvida, basta aplicar a regra para saber se está certo ou não. Com o equipamento, é possível fazer réplicas de grandes objetos, planejar decorações, fazer modelagens de roupas e até ensinar geometria para as crianças.

E aí, gostou de aprender como usar a régua escalímetro? Viu que ela não é um bicho de sete cabeças, não é mesmo? Daqui por diante é só colocar o conhecimento em prática nos seus projetos.

Agora que você já sabe como usar o escalímetro, que tal aprender a utilizar o estilete com segurança? Para isso, leia nosso artigo sobre o assunto!

Adicionar comentário