Receba dicas grátis!

Como organizar seu almoxarifado de forma eficiente?

O almoxarifado não costuma ser apontado como um dos setores mais estratégicos de uma empresa, mas nem por isso deve ser negligenciado. Mesmo não tendo impacto frente aos olhos do cliente, sua organização pode acabar impactando na percepção final do público.

Isso acontece porque uma logística inadequada pode gerar atrasos de entrega e produtos danificados, vencidos ou com apresentação comprometida. Portanto, para que isso não aconteça, vamos listar algumas dicas para você organizar seu almoxarifado e garantir fluidez e agilidade nos processos internos.

Identifique suas necessidades de organização

Diferentes empresas têm diferentes necessidades. Defina quais são as suas prioridades para fazer uma composição mais eficiente dos seus estoques. 

Se você trabalha com produtos perecíveis, pode ser uma boa ideia colocar na frente aqueles com data de validade mais próxima. Se são produtos que fazem partes de linhas que recebem constantes atualizações, cuide para não ter excesso de itens obsoletos.

Saber o que sua realidade pede é o primeiro passo para estabelecer um processo eficiente.

Aposte em um ambiente claro e limpo

Medidas simples, como boas condições de iluminação e limpeza podem gerar uma boa agilidade e evitar diversas despesas no seu almoxarifado. Em um ambiente com essas características, fica mais fácil identificar e evitar a presença de vazamentos ou de insetos que podem vir a prejudicar mercadorias. Além disso, torna a identificação de produtos mais fácil e rápida.

Certifique-se de que seu almoxarifado tenha o tamanho ideal

Ter uma grande quantidade de produtos em estoque pode parecer uma vantagem, mas é bom ficar atento. O excesso de itens aumenta consideravelmente o risco de perder produtos por validade ou vê-los ficarem antigos e perderem valor de mercado. 

Da mesma forma, um espaço muito pequeno também pode impactar na sua receita. Uma eventual falta de abastecimento pode levar seu cliente a ficar insatisfeito ou até a comprar de outro fornecedor. Essa decisão pode ser casual, mas também recorrente, levando sua empresa a perder não apenas uma venda, mas um cliente.

Use a tecnologia como sua aliada

O uso de ferramentas inteligentes é indispensável no mercado atual. É possível potencializar o alcance da sua empresa investindo em um software que integre suas áreas de compras, armazenamento, vendas e distribuição.

Assim como o uso desse tipo de recurso pode facilitar e otimizar a rotina de colaboradores de diversos setores, é importante que todos estejam aptos a lidarem com a transformação digital da empresa.

Invista na qualificação da sua equipe

Não basta investir nas tecnologias de gestão sem uma equipe totalmente adaptada e capaz de aproveitar os recursos e de transformá-los em vantagem competitiva. Muito além de saber usar organizadores de etiquetas, é importante estar atento às dinâmicas do seu mercado consumidor. 

Ter um setor com funcionários qualificados significa evitar crises, perdas e manter uma operação mais estável, consistente e funcional.

Gostou dessas dicas? Agora basta segui-las e começar a colher os frutos que uma melhor organização no almoxarifado da sua empresa pode proporcionar. 

No blog da Costa Atacado você encontra várias dicas que podem ser muito úteis na rotina do seu negócio. Aproveite que já está estudando organizações e leia nosso post com dicas de como fazer um planejamento para as compras de materiais de escritório.

Adicionar comentário