A impressora é um item muito presente na rotina de quem tem um escritório ou é estudante. Seja de menor porte, apenas para algumas ocasiões, ou para uso contínuo, é muito importante prolongar a vida útil desse equipamento.
Afinal, sua funcionalidade é uma forma de agilizar processos e reduzir custos. Então nada melhor do que manter seu rendimento sempre adequado para todos os momentos. E as maneiras para alcançar um bom resultado são bem simples.
Deseja conhecê-las e começar a colocá-las em prática? Continue a leitura deste artigo e veja como é muito fácil evitar desgastes!
1. Não coloque muitos papéis na bandeja da impressora
Por mais que a sua impressora seja potente, jamais coloque na bandeja mais papéis do que ela suporta. Isso compromete por completo a ação na qual o rolo do equipamento suga a folha, causando travamentos e desperdiçando folhas.
Para completar, as engrenagens internas fazem um esforço muito maior com a bandeja carregada. Sendo assim, respeite os limites e vá acrescentando papéis apenas quando se fizer necessário. Você notará que a impressão ficará muito mais rápida!
2. Evite o acúmulo de sujeira no equipamento
É muito importante se comprometer a evitar o acúmulo de sujeira na impressora. Por estar sempre em um local mais exposto, é natural que a poeira surja eventualmente. Ao fazer a limpeza frequente, você evita que detritos entrem para dentro do equipamento.
Além disso, o pó do toner de impressão também costuma soltar um pouco de sujeira. Um pano seco é suficiente para eliminar qualquer excesso. Não use produtos químicos, do contrário, a estrutura pode ficar riscada ou desbotada. E se algum líquido entrar em contato com as engrenagens, o problema fica ainda maior.
3. Mantenha a manutenção periódica em dia
Outra dica para prolongar a vida útil de sua impressora é enviá-la para uma manutenção periódica. Assim, todas as peças serão devidamente analisadas e limpas por um profissional para que seu desempenho seja maximizado.
Caso algum possível desgaste apareça, a identificação será mais rápida e poderá ser corrigida o quanto antes. E sempre que houver o menor sinal de que seu funcionamento não está totalmente adequado, é importante procurar por auxílio especializado ao invés de forçar o sistema do equipamento.
4. Use sempre tintas originais
O uso de tintas paralelas para impressão força uma peça muito importante da estrutura, chamada de “cabeça”. Essas tintas também costumam soltar resíduos nas engrenagens, o que dificulta a limpeza mais a fundo do equipamento.
Portanto, prefira sempre usar tintas originais. Se quiser investir na recarga, o produto deve ser de igual qualidade, e o serviço, muito bem-feito. Fique de olho também no encaixe do cartucho e verifique a trava de segurança.
Por fim, faça um uso consciente de sua impressora. Separe seus projetos, documentos e trabalhos por ordem de prioridade e evite imprimir uma grande quantidade de papéis de uma vez só. Um descanso faz muito bem ao equipamento e ajuda em sua durabilidade.
Quer poupar tempo de manutenção desse equipamento, além de economizar? Aprenda agora como trocar seus cartuchos de tinta corretamente e confira mais algumas dicas.
