Receba dicas grátis!

Descubra como manter sua postura correta sentado

Se você passa muito tempo sentado durante o dia no escritório ou no ateliê de artesanato, por exemplo, talvez sinta incômodos e dores eventuais nas costas. Isso pode ser um sinal de que a sua postura não está correta.

É normal tentar se manter na posição adequada e, pouco depois, perceber que o corpo já se colocou de outra forma. Mas é preciso insistir e continuar tentando até que a adaptação seja completa.

Mais tarde, você sentirá como isso é positivo para a sua motivação, saúde e qualidade de vida. Não sabe como manter a postura correta sentado? Confira, então, as nossas dicas!

Mantenha os quadris perto do encosto da cadeira

A primeira providência para manter a postura correta sentado é manter os quadris bem próximos do encosto da cadeira. As suas costas e os seus ombros, por sua vez, precisam permanecer eretos.

A princípio, é normal sentir algum desconforto. Por isso, levante-se em intervalos e faça um pequeno alongamento. Depois, retorne para a mesma posição e, aos poucos, ela será permanente.

Certifique-se de que seus ombros estão para trás

As suas escápulas, localizadas na região dos ombros, devem estar sempre para trás. Do contrário, você perceberá as costas muito curvadas e inclinadas, o que causa desconforto.

Não é preciso forçar, ou então isso também poderá gerar algum tipo de dor e logo você retornará à posição errada. Tente ficar relaxado ao máximo e corrija-se sempre que necessário, para que o hábito fique fixo em sua mente e posteriormente se torne automático.

Posicione os braços para ajudar a alcançar a postura correta sentado

O modo como você posiciona seus braços também interfere em sua postura correta sentado. Os cotovelos devem ficar perto do corpo, sem que estejam muito para frente ou muito para trás de seu alinhamento.

Na frente do computador, o braço deve estar em um ângulo de 90º em relação ao teclado. O apoio é permitido, inclusive para ajudar o punho a se manter reto na hora de mexer no mouse ou de escrever alguma coisa na agenda.

Cuide para que a coluna e as pernas fiquem confortáveis

Por último, cuide para que a coluna lombar e a cervical estejam sempre eretas, confortáveis e encostadas na cadeira. Suas pernas também precisam manter um ângulo de 90º dos joelhos até os pés.

Tente manter os pés sempre encostados no chão. Verifique se a cadeira não está muito alta e ajuste essa questão se necessário, até mesmo para que isso não interfira na sua visão.

Como você pode ver, manter a postura correta sentado não é nada difícil. Na medida do possível, se policie para manter essa posição durante o máximo de tempo possível.

Dessa forma, ficará mais fácil evitar dores nas costas e, até mesmo, problemas mais graves, como a tendinite e artrose. No fim, você terá muito mais disposição para fazer um bom trabalho!

Gostou dessas dicas? Para tornar a sua rotina ainda mais agradável e regrada, aprenda também algumas dicas para organizar tarefas e invista em sua produtividade.

Adicionar comentário