Receba dicas grátis!

Descubra o segredo para conciliar a vida pessoal e profissional

Como diz o ditado, “a vida não é uma corrida, é uma maratona”. Como um corredor de maratona, conciliar a vida pessoal e profissional depende da capacidade de se controlar e equilibrar as forças em cada momento da jornada.

Você precisa se esforçar para fazer o melhor que sua família e seu trabalho merecem, mas também precisa saber quando deve aproveitar o seu dia. Veja algumas dicas para conseguir harmonizar um pouco melhor cada parte de sua vida! 

Planeje sua semana com antecedência 

O primeiro passo para conseguir conciliar a sua vida pessoal e profissional é programar a sua semana com todos os objetivos, que também incluem as atividades de sua vida pessoal. Para se organizar melhor você poderá usar uma agenda ou até mesmo uma caderneta

Estabeleça uma meta em família para comerem pelo menos uma refeição juntos todos os dias. Nem sempre funcionará. Contudo, enquanto você se esforçar para esses encontros familiares, continuará a impactar positivamente seu equilíbrio entre a rotina do trabalho e o ambiente doméstico.

Programe o tempo da família para dentro da sua semana, mas deixe também um tempo para ficar sozinho. Você pode se concentrar em um hobby novo ou se dedicar a uma prática antiga.

Se você se sentir sobrecarregado, não hesite em limpar toda a sua programação e tirar uma folga. Sua saúde mental é prioridade, e você não vai produzir como deseja se não estiver bem em seu mindset.

Diga “não” ao que não tem grande relevância ou urgência

Não conseguimos conciliar a vida pessoal e profissional sem a definição efetiva de prioridades. Vale a pena buscar maneiras de definir prioridades nas coisas que mais importam e dizer “não” àquelas menos importantes ou pouco urgentes.

Quando gostamos muito do que fazemos, temos a mania de pegar para si várias responsabilidades e tarefas, mas é necessário ter cuidado com isso! Quando é o prazo final para o projeto? Quanto isso é urgente? Essas são perguntas que podem ajudá-lo a iniciar sua lista de prioridades.

Cuide da sua saúde para conciliar a vida pessoal e profissional

Às vezes, a melhor maneira de saber se você está conseguindo equilibrar a rotina profissional e a vida pessoal é observar a sua saúde física. 

Sabemos que os fast foods são um recurso conveniente para economizar tempo. Entretanto, comer regularmente as comidas rápidas pode levar a problemas com peso e saúde. A situação piora se você estiver em um momento sedentário.

Investir um pouco de esforço em alimentos mais saudáveis e exercícios uma vez por dia será muito benéfico para sua saúde e à produtividade no trabalho.

Faça check-ups regularmente

Já que o assunto chegou à saúde e ao bem-estar, é importante também manter contato regular com seu médico. O cuidado preventivo é outro investimento que compensa notavelmente a longo prazo!

Não exagere no volume de trabalho

As melhores empresas reconhecem que seus funcionários são pessoas reais, com necessidades reais. O trabalho pode ser viciante, especialmente para os colaboradores que têm cargos de grande exigência e de alto estresse. 

Você pode chegar ao ponto de dizer a si mesmo que simplesmente não pode se dar ao luxo de tirar uma folga, em nenhum momento da sua semana. Todavia vale a pena ter um pouquinho de tolerância.

Defina limites para o horário de trabalho e, se for possível, ignore as notificações que chegarem após o expediente.

Seguindo essas recomendações, você será capaz de conciliar a vida pessoal e profissional. Mesmo que não seja capaz de adotar todas as iniciativas de uma vez, é interessante investir em algumas dessas ideias quando puder.

Que tal aproveitar para descobrir também como fazer um planejamento de compras para material de escritório? Assim, você economiza recursos e investe nos itens certos!

Adicionar comentário