Receba dicas grátis!

Descubra quais atividades artesanais indicadas para crianças

As atividades artesanais são uma ótima maneira de exercitar a criatividade da criançada. Perfeitas para momentos de férias, com amiguinhos ou em família, trazem a oportunidade de descobrir novos materiais e tipos de arte.

Além disso, são consideradas brincadeiras educativas e divertidas. E valem para todas as idades! Dá para promover momentos em grupo ou individuais e estimular a coordenação motora dos pequenos.

Não sabe em quais sugerir em casa? Ajudamos você nessa escolha! Confira, a seguir, algumas brincadeiras infantis que envolvem artesanato e são uma boa pedida.

Transforme gravuras em quadros com as crianças

Tem revistas antigas em casa? Peça para que as crianças separem suas gravuras favoritas. Quanto mais coloridas, melhor. 

Depois, distribua para elas telas de pintura, em tamanho pequeno. Entregue também pincéis, com cerdas de diferentes espessuras para que elas possam testar efeitos e texturas.

Por último, deixe várias cores de tinta ao alcance. A guache é sempre uma ótima opção para todas as idades. A ideia é que elas montem um quadro personalizado com esses elementos, para decorar um ambiente da casa ou presentear um familiar.

Faça atividades artesanais com rolo de papel higiênico

O rolo de papel higiênico é um dos materiais mais versáteis para atividades artesanais. Você pode orientar que as crianças montem bichinhos, como cachorros, gatos ou vaquinhas, a partir de um rolo. 

O uso de tinta guache e canetinhas coloridas é lúdico e permite várias versões. O rolo também pode virar outro brinquedo: com tampinhas de garrafa pet, cola e barbante, é possível montar carrinhos e caminhõezinhos. É só deixar a imaginação rolar!

Crie uma cidade em miniatura em maquetes

Montar maquetes também é uma das brincadeiras educativas que demandam atividades artesanais. Além da placa de isopor, as crianças podem usar caixas de leite, papelão, cartolina, caneta hidrocor, papel celofane, E.V.A e muito mais.

Não se esqueça de fornecer tesoura sem ponta para que os recortes sejam feitos com segurança. Usar itens naturais, como folhas secas e pedrinhas pode ser um complemento interessante.

De forma geral, essa é uma ótima forma de mostrar noções geográficas, de espaço e trabalhar medidas matemáticas simples.  Os pequenos aprenderão brincando e o resultado pode servir de palco para outras brincadeiras infantis, como jogos em estilo tabuleiro ou mesmo cenário para bonecos.

Faça fantoches com palitos de picolé

Para exercitar o poder da contação de histórias e investir em brincadeiras infantis interativas, faça fantoches com as crianças. A base pode ser algo bem simples: palitos de picolé, hoje vendidos em pacotes com várias unidades. 

É possível usar tecidos, papel crepom, canetas e tintas para desenvolver os personagens. As crianças se prendem por bastante tempo aos detalhes, para que os fantoches fiquem bem personalizados.

Depois, é só fazer uma rodada de apresentações. A família se senta no sofá para assistir ao teatro, que pode render um monte de histórias legais.

Viu só quantas atividades artesanais interessantes são indicadas para crianças? Com essas sugestões, elas podem preencher o tempo livre com brincadeiras educativas e divertidas, sem nunca cansar.

Curtiu nossas dicas? Siga nossas páginas no Instagram e no Facebook para mais conteúdo como esse!

Adicionar comentário