Receba dicas grátis!

DIY: entre na moda e aprenda a fazer camiseta tie dye em casa!

Reaproveitar, reciclar e renovar são palavras que felizmente estão relevantes em várias áreas — e a moda se inclui nessa. Por isso, o espírito do DIY (Do It Yourself ou, em português, Faça Você Mesmo) se faz tão presente, principalmente na grande tendência da camiseta tie dye.
Com certeza, você já se deparou com diversas roupas no estilo tie dye e teve curiosidade para entender como funciona a customização das peças. Acredite: é muito mais fácil do que você imagina.
Descubra abaixo como criar sua própria camiseta tie dye e arrase no DIY!

O tecido precisa de certa preparação para um resultado satisfatório

Antes de começar a parte mais divertida e “bagunçada” com as tintas, certifique-se de que o tecido escolhido está apropriado para a customização.
A camiseta precisa levar um tom claro e tecido natural. Além disso, ela deve estar limpa, sem nenhum traço de sujeira ou poeira grudada para não prejudicar o design final. Depois de verificar se a peça está adequada para receber a tinta, chegou a hora de torcê-la.

As amarrações fazem o desenho! Para iniciar, recomenda-se o efeito espiral, torcendo a camisa a partir do centro e em sentido horário, transformando-a em um “caracol”. Após isso, pegue dois elásticos e amarre o “caracol” em formato de X, o dividindo em quatro partes.

O tingimento é a etapa mais divertida, mas precisa de atenção

Se você prefere usar corantes, ferva um pouco de água em panelas diferentes, de acordo com a quantidade de cores que você deseja usar; despeje o conteúdo em cada panela e dilua bem.
Caso você opte por tintas para tecido, leia as instruções na embalagem dos produtos e dilua cada tinta em pequenos copos d’água; mexa até que a mistura fique uniforme.
Em seguida, umedeça a camiseta com leves borrifadas de água e, aos poucos, derrame os líquidos por cada uma das quatro partes. Quanto mais você alternar as cores, mais legal será o resultado!

A fixação é imprescindível caso a peça seja tingida com corantes

Quem usa tinta para tecido não precisa se preocupar com a fixação, mas se você ficar no “time corante”, essa etapa é essencial!
Se acaso você não possuir o fixador de corante, ferva um litro d’água e acrescente três ingredientes com colheres de sopa — uma de sal grosso, outra de vinagre branco e a última de amaciante. Coloque o tecido na solução por dez minutos e retire da panela.

A boa finalização da camiseta tie dye não pode ser dispensada

Deixe a roupa secar por completo em um local bem ventilado e que não tome sol. Com a camiseta tie dye já seca, retire os elásticos e a lave com água e sabão neutro para eliminar os excessos de tinta.

Após a lavagem, você pode prendê-la no varal e, quando ela estiver devidamente pronta, finalize sua aventura DIY passando-a no ferro.

Como o DIY envolve paciência, diversão e criatividade, fazer a própria camiseta tie dye em casa pode se tornar uma atividade verdadeiramente terapêutica! Além disso, nada se compara à satisfação de vestir uma bela peça customizada por si mesma e cheia de amor.

Se você curtiu este conteúdo e adora fazer arte, confira 5 tipos de pincel de pintura ideais para artesanato!

Adicionar comentário