Receba dicas grátis!

Entenda mais sobre cores quentes e cores frias

Compreender o que são de fato as cores quentes e cores frias não é difícil, mas essa definição traz um universo de significados, sentimentos e inúmeras tonalidades dentro de cada categoria.

Neste artigo, vamos te explicar um pouco mais sobre a diferença entre cores quentes e cores frias.

O que são e o que transmitem as cores quentes e cores frias?

Podemos definir as cores quentes como cores que transmitem sensações de calor – são mais chamativas e alegres, possuindo base puxada mais para o amarelo.

Já as cores frias são mais leves e discretas, transmitindo maior sobriedade e estabilidades, baseadas principalmente no azul.

Inúmeros estudos científicos indicam que as cores podem transmitir variados tipos de sensações ao serem processadas pelo cérebro, influenciando no humor, portanto é possível fazer um paralelo entre as cores quentes e frias, transmitindo diferentes sensações de acordo com a sua tonalidade e outros componentes que as integram, como matiz e saturação.

Fatores como intensidade, temperatura e profundidade influenciam na tonalidade final de uma cor e, consequentemente, influenciarão na sua classificação – dependendo da tonalidade, você pode ter um vermelho mais frio ou um azul mais quente, por exemplo.

Quais as principais cores quentes e cores frias?

Na categoria das cores quentes, o vermelho, laranja e amarelo se destacam como as principais, pois são as mais vibrantes e quentes das paletas, estando estas duas últimas entre as três cores primárias. Transmitem, geralmente, força e agitação.

Nas cores frias, ganham maior destaque o azul, violeta e verde, que são descritos como aqueles que transmitem calmaria e equilíbrio. Estas são as principais da paleta das cores frias, e são geralmente relacionadas ao mar, mas apenas o azul é caracterizado como uma cor primária.

Como funciona o círculo cromático?

É comum aprendermos ainda na infância a misturar cores primárias para criar novas cores – quanto mais se utiliza o amarelo na mistura, por exemplo, esta se torna cada vez mais quente, mas fica com tom frio se usamos mais o azul.

No círculo cromático 一 em que há doze cores, divididas em quentes, frias e neutras (que não transmitem sensação de calor ou frio) 一 as cores frias se localizam do lado esquerdo, enquanto as cores quentes se localizam no lado direito. 

Quando observamos esse círculo, é fundamental analisar as propriedades da coloração, citadas anteriormente, como matiz, tom e saturação.

O matiz é a cor em sua tonalidade mais pura (sem integração ao preto ou branco). A tonalidade se relaciona ao quanto de iluminação pode ser observada na cor, obtendo o clareamento ou sombreamento desta. A saturação, por sua vez, é responsável por tornar a cor mais viva, ou, em seu nível mínimo de saturação, mais acinzentada.

Esses três componentes, quando utilizados em equilíbrio, em uma mistura bem medida de cores, são cruciais para as criações e acertos, tanto de cores quentes quanto de cores frias. Gostou de entender mais sobre as cores quentes e frias? Na categoria papelaria, você encontra diversos modelos de canetas hidrográficas para fazer diversas combinações de cores nas suas criações. Confira também os papéis sulfite disponíveis!

Adicionar comentário