Receba dicas grátis!

Lapiseira: conheça os diferentes modelos de grafites

Confira quais são as distinções e aplicações dos diversos modelos de grafite para lapiseira.

Durante a rotina acadêmica, e até mesmo profissional, é comum que muitas pessoas utilizem a lapiseira em demérito do lápis convencional, isso devido a fatores que vão desde a facilidade na hora de transportar o item até a praticidade de não precisar de apontador.

No entanto, existem uma série de modelos de lapiseiras distintas, variando principalmente no tipo de grafite que é utilizado, sendo que cada um, se aplica a uma necessidade específica. Entre os modelos mais comuns de grafite se destacam os seguintes:

Grafite 0.03 mm

Modelo de grafite com um calibre extremamente fino, por isso é mais indicado para a criação de traços de detalhes em ilustrações, não sendo recomendado para escrita devido a sua fragilidade.

Grafite 0.05 mm

Mais um modelo de grafite indicado para criar detalhes em ilustrações, no entanto, com traços levemente mais grossos que o 0.03 mm, ainda assim, pessoas que possuem uma escrita mais leve podem utilizar o modelo para escrita, ainda que essa não seja a sua principal função.

Grafite 0.07 mm

Um modelo de grafite mais indicado para a escrita, o calibre de 0.07 mm torna o grafite confortável para a rotina de anotações, por não serem frágeis, se partindo com menos facilidade que os modelos mais finos, e apresentando traços que são mais nítidos, portanto, proporciona uma leitura mais nítida.

Grafite 0.09 mm

Como algumas pessoas imprimem mais força durante a escrita, o modelo de grafite 0.09 mm fornece uma resistência maior devido ao seu calibre mais grosso, o que permite que o mesmo não se parta com tanta facilidade, garantindo uma opção para quem possui esse tipo de escrita.

Grafite 3B até 9B

Já os calibres de grafite que vão do 3B até o 9B são utilizados para ilustrações e desenhos técnicos, já que essa escala assegura uma negritude maior dos traços, e não referente ao calibre. Neste caso, quanto menor a escala, mais escuro são os traços, logo, o grafite 3B é muito mais nítido e negro que o modelo 9H.

É importante ressaltar que ainda existem alguns parâmetros técnicos que se aplicam ao grafite para lapiseira, como o H, oriundo da abreviação da palavra inglês hardness, que representa a dureza, e também o F oriunda da sigla em inglês para o termo fine, que pode ser traduzido como fina e representa a escala da ponta fina do grafite e da lapiseira.

Agora que você possui um pouco mais de conhecimento sobre os diferentes modelos de grafite para lapiseira, assim como as suas devidas aplicações, confira as diversas opções disponíveis na Costa Atacado, que conta com as melhores marcas do mercado.

Além de dispor de uma extensa lista de materiais escola e também para escritório, a Costa Atacado é uma megastore que estabeleceu um novo conceito para a loja de armarinho, dispondo de uma série de produtos que vão desde itens para festa, acessórios para lazer até produtos de limpeza e mercearia, contando com tudo necessário para uma rotina residencial, profissional e acadêmica dos nossos clientes.

Adicionar comentário