Receba dicas grátis!

Para que serve uma placa de E.V.A.?

Um dos materiais mais populares do Brasil é a placa de E.V.A., muito presente em diversas papelarias do país. Sua utilização é ampla, com diversas opções de atividades para crianças e adultos.

Continue lendo o artigo e confira as utilidades da placa de E.V.A.!

A placa de E.V.A. é muito usada em artesanato

O principal uso de uma placa de E.V.A. é para o artesanato. O material é um dos favoritos para quem trabalha com artes e confecção de produtos caseiros. Nesse sentido, o E.V.A. será usado para praticamente tudo, desde a confecção de bonecos e enfeites como flores, decoração de aniversário, casamento e muitos outros.

A razão para a popularidade dos apliques de E.V.A. no artesanato é a facilidade de lidar com o material. Como é bem macio, o material se mostra facilmente modelável, corta e cola sem dificuldades, o que permite que muitos produtos sejam feitos em pouco tempo.

Além disso, o preço também é atrativo, o que permite que os artesãos possam agir de forma lucrativa, ao contrário de materiais mais caros como a resina, argila ou silicone.

O material possibilita a confecção de cosplays

Para o público que adora um super-herói, desenhos japoneses ou videogames, o E.V.A. é um excelente material para a confecção de cosplays. Para quem não conhece, cosplays são fantasias extremamente detalhadas de personagens famosos para o uso em convenções, feiras e eventos especiais.

Enquanto a maior parte dos personagens pede apenas por roupas específicas para um cosplay, outros exigem a produção de equipamentos e objetos decorativos. Com o uso de sopradores térmicos, é possível moldar o E.V.A. em qualquer posição ou formato. Depois disso, basta passar camadas de cola, tinta e lixas para deixar na textura desejada.

A placa de E.V.A. é útil na educação infantil

Um uso muito comum do E.V.A. é na educação infantil, especialmente no desenvolvimento da coordenação motora das crianças. As razões para isso são muitas, mas especialmente pelo fato do material ser muito colorido, atóxico e muito fácil de cortar e colar.

Isso faz com que seja ideal para ser manuseado por crianças, que passam a desenvolver habilidades básicas, além de estimular a criatividade delas. Por isso, ao lado das tesouras sem pontas e colas brancas, o E.V.A. é o melhor amigo dos professores da Educação Básica do Brasil.

Além do uso para o estímulo da coordenação motora básica das crianças, o E.V.A. também é muito utilizado na construção de um cenário seguro para crianças. Um exemplo disso são os tatames de E.V.A., que são formados por placas mais grossas do material, perfeitas para forrar o chão e permitir que os bebês explorem a casa livremente, sem perigo de se machucar.

Esses são apenas alguns dos usos da placa de E.V.A. Ainda existem outras funções, algumas delas inclusive industriais, como o uso do material para o desenvolvimento de palmilhas de tênis.

Se você gostou do artigo e gostaria de receber mais dicas como esta, curta nossa página no Facebook para acompanhar o que postamos por lá!

Adicionar comentário