Receba dicas grátis!

Pirografia: conheça a arte e como utilizá-la para decoração

A pirografia é o processo de desenhar em madeira com uma ponta de metal aquecida. É uma arte que pode ser usada tanto como hobby quanto como carreira profissional.

Quer saber como usar a pirografia para fazer decoração em madeira e criar diferentes peças para a sua casa? Confira as informações a seguir!

Entenda o que é pirografia

Também chamada de pirogravura, a pirografia é a arte de decorar a madeira com marcas de queimaduras feitas através de um pirógrafo. É uma forma de arte bastante antiga, tendo sido usada por várias civilizações ao longo da história.

O pirógrafo, por sua vez, é um aparelho elétrico em forma de caneta, e executa a gravação por meio do calor. Pode ser usado em diversos materiais como madeira, couro e até mesmo E.V.A. 

O equipamento conta com regulagem de temperatura que se adequa ao material a ser gravado. Ele costuma vir acompanhado de diferentes formatos de pontas para que você possa escrever e desenhar de diversas formas.

Por meio da pirografia, é possível criar peças decorativas, inovar em seus desenhos e criar peças customizadas. Você pode encarar esse tipo de arte como hobby ou usá-lo até mesmo como trabalho.

Aprenda a praticar a pirografia

Se você deseja investir nessa arte, é preciso primeiramente ter em mãos as ferramentas essenciais. Um pirógrafo com diferentes pontas é o equipamento principal. 

Para a limpeza e manutenção do equipamento, adquira um amolador de couro e óxido de alumínio. Por uma questão de segurança, é sempre bom ter algum recipiente para apoiar ou segurar o pirógrafo quando ele ainda estiver quente.

Para os iniciantes, quanto mais macia for a madeira, melhor. Por isso, pesquise bem na hora de comprar. Uma boa dica é lixar a madeira antes de usá-la para que os detalhes do desenho apareçam bem.

Ao usar o pirógrafo na madeira, faça movimentos leves. Ao contrário do que muitos pensam, não é preciso exercer muita pressão para que a gravura tome forma. A mão leve facilita o manuseio do aparelho, além de reduzir as possibilidades de uma queimadura acidental.

É importante ter em mente que essa prática exige bastante paciência. A pirografia é um processo lento e você precisará de tempo para ganhar prática. 

Saiba como decorar objetos com um pirógrafo

A pirografia é uma excelente ferramenta para decoração em madeira. Você pode começar trabalhando em pequenos blocos de madeira para decorar sua sala de estar, quarto ou cozinha. Quem sabe até mesmo personalizar colheres de pau ou tábuas de carne!

Com o tempo, você pode se aventurar com outros objetos como mesas de centro, baús e cabides. Se desejar, você pode investir na decoração de madeira como negócio e vender a sua arte!

A pirografia é uma forma de expressão artística bela e delicada, mas, se você deseja investir nela, é necessário ter paciência. É preciso tempo e dedicação para aprender a manusear o pirógrafo. Além disso, é bom ter cuidado para não se queimar com o equipamento.

Gostou do conteúdo? Continue por aqui e confira 5 tipos de pincel para artesanato!

Adicionar comentário