Seja qual for o tamanho de sua empresa, você terá que investir em alguns materiais de escritório. E, a depender da quantidade de colaboradores e da frequência de uso, a reposição será mais constante.
Ainda que uma simples caneta pareça não ter tanta importância, ela configura um detalhe importante para a organização de vários processos. Esse é só um exemplo, mas que já evidencia a necessidade de um bom planejamento de compras para que nada falte.
Quer saber como estruturar uma lista perfeita e controlar bem seus gastos? Confira nosso artigo para descobrir algumas dicas que ajudam nessa missão!
Organize seu planejamento de compras
Para começar, é essencial que você organize seu planejamento. Isso está dividido em duas etapas. A primeira é listar todo o material de escritório que você precisa e estimar as quantidades.
A segunda é pesquisar por preços e fazer um orçamento. Na medida em que renovações se fizerem necessárias, você já terá um histórico completo para saber de quanto em quanto tempo algo esteve em falta e já poderá prever a inclusão em uma próxima lista.
Centralize suas compras em uma única loja
Fazer um único pedido em uma mesma loja também é uma forma eficiente de otimizar seu planejamento de compras. Comprar online é uma excelente opção, já que é mais rápida e os produtos costumam apresentar valores bem mais acessíveis.
Essas duas sugestões, juntas, ainda contabilizam mais uma vantagem: a de frete mais barato. E, é claro, tudo chegará na porta da empresa, sem qualquer dificuldade. Em suma, essa centralização é de grande ajuda para quem deseja economizar sem pecar em qualidade.
Invista em produtos de marcas conhecidas
E por falar em qualidade, seu planejamento de compras deve incluir o cuidado em escolher marcas conhecidas. Assim, você já saberá a procedência e a confiabilidade do produto e conseguirá evitar desperdícios ou possíveis decepções durante o uso.
Evite produtos falsificados, como bobinas de papel, cartuchos de tinta e fitas para impressora. Dessa forma, seus equipamentos também ficarão mais bem conservados e você não terá que arcar com demais prejuízos.
Incentive o uso consciente do material de escritório
Por fim, mas não menos importante, é indispensável que você incentive o uso consciente de todo o material de escritório. Isso não significa deixar a reserva trancada no estoque ou inventar processos mirabolantes e burocráticos para pedir por determinado uso.
Prefira investir em campanhas internas de conscientização, fale sobre desperdício e reutilização e adote você mesmo essa postura. Pelo exemplo, não há dúvidas que os colaboradores se sentirão mais inspirados em valorizar o que têm disponível para fazer sempre um ótimo trabalho.
Viu só como é fácil realizar um bom planejamento de compras de materiais de escritório? Com cada um desses passos em prática, você com certeza conseguirá fazer uma boa gestão de recursos e notará uma economia significativa em seu orçamento.
Ainda está na dúvida sobre o que comprar para a sua empresa? Não se preocupe! Confira agora os 5 acessórios que não podem faltar no escritório e comece já a fazer sua lista.
