Receba dicas grátis!

Produtos para artesanato: 3 dicas para combinar cores no artesanato

Cada vez mais as pessoas buscam atividades para relaxar. Alguns procuram entrar em cursos e se encontram entre tintas para tela e pincel de pintura. Outros recorrem aos desenhos. Há aqueles que preferem ter como hobbies, coisas mais diferentes como aprender a esculpir em argila ou a arte de fazer vasos. 

Dentre tantas opções, o ramo dos produtos para artesanato está cada vez mais forte. Nesse nicho existem muitas formas de arte. Podemos citar muitos exemplos como o crochê, tricô, macramê, patchwork, as costuras com feltro, os bordados, entre tantos outros. 

Porém há uma característica comum a todos eles: a combinação de cores. Ao falar de qualquer tipo de arte tratamos sobre as cores e quais suas melhores junções. Você conhece a divisão das cores? Descubra mais!

Conhecendo a divisão das cores

As cores são divididas em alguns grupos específicos. O primeiro deles é chamado de cores primárias, composto pelas cores vermelho, azul e amarelo. É a partir da mistura delas que encontramos o grupo seguinte 

As cores secundárias são os resultados das misturas das cores primárias. São elas o laranja, o verde e o roxo. Finalmente as cores terciárias são conhecidas como a mistura entre cores primárias e secundárias.

Todo esse espectro está contido numa ferramenta extremamente conhecida por artistas de todos os nichos. O círculo cromático possui de uma forma organizada, as principais cores organizadas em degradê. Através dele podemos encontrar formas de combinar cores. 

Combinando cores com o Círculo Cromático

As cores podem ser combinadas através do círculo de muitas formas. As formas principais são análogas e complementares.

Na forma análoga, combinamos a cor escolhida com aquelas que estão ao seu lado. Enquanto na complementar a podemos combinar a cor de nossa preferência a que está no lugar oposto. 

Como combinar cores no artesanato

Agora que você já conhece um pouco sobre como funcionam as combinações de cores, vamos observar como aplicar esse conhecimento na prática. Algumas dicas para isso são:

  • Crie uma paleta com cores análogas formando então um pequeno degradê entre elas. E veja se ficaram bonitas e confortáveis aos olhos. 
  • Use as cores básicas escolhendo tons diferentes. Faça todo seu artesanato em tons pastéis para um ar mais leve. Já se você busca chamar atenção com sua peça, use cores vivas ou neons.  
  • Na hora de utilizar as estampas, busque aquelas que possuem cores em comum. Muitas vezes pequenos detalhes de cores em comum já bastam.
  • Aposte no branco e preto. O minimalismo das cores acromáticas está em alta e fica lindo sempre. 
  • Junte uma estampa colorida com cor neutra. Assim você forma o equilíbrio único na peça. Um exemplo? Tecido vermelho com bolinhas brancas juntamente a outro liso de cor rosa.
  • Somar um tecido com estampa com um tecido lindo da mesma gama de cores também será um sucesso.
  • É também possível utilizar estampas diferentes, porém das mesmas cores, podendo criar uma peça extremamente bonita. 

A criatividade é quem manda na hora da arte. E se você quer encontrar os melhores produtos para artesanato, saiba que a Costa Atacado está sempre pronta pra te ajudar. 

Adicionar comentário