Receba dicas grátis!

Quais são as cores frias?

Quando pensamos em cores frias, ainda que não saibamos o que são teoricamente, a primeira coisa que vem à sua mente muito provavelmente é o azul, não é mesmo?

Essa ideia não está errada, mas esse espectro vai muito mais além!

Hoje vamos te apresentar quais são as principais cores frias, o que transmitem e como utilizá-las no seu dia a dia. Vamos saber mais sobre as três principais cores frias?

1. Azul

O azul é a única cor primária (que não precisa ser misturada com outras para ser criada) das cores frias – por isso, é considerada uma cor “mãe”, pois dá origem às outras.

Acerca de seu significado, o azul está relacionado à água e ao céu, portanto é vista como uma cor relaxante, serena e tranquilizante.

Além disso, tem uma curiosidade psicológica surpreendente, que é a capacidade de diminuir a frequência de batimentos cardíacos, regulação da temperatura corporal e circulação sanguínea ao presenciar essa cor, sendo recomendadas para o cotidiano de pessoas ansiosas ou constantemente estressadas – você já deve ter ouvido falar de experimentos em empresas e hospitais sobre salas de luz azul.

O azul também representa confiança, virtudes intelectuais, como inteligência, e a ciência. Assim, para expressar uma sintonia relaxante e pacífica, utilizar o azul na decoração de interiores ou em vestimentas é uma boa opção para quem quer passar um ar mais sério e confiável.

2. Verde

A cor verde é de longe a cor que mais representa a natureza, estando presente para simbolizar ações que remetem ao meio ambiente, mas também traz outras diversas simbologias atreladas.

Por trazer as características das cores primárias que a compõem (azul e amarelo), o verde oferece calmaria, equilíbrio espiritual e carnal, renovação, plenitude, juventude e esperança, sendo usado como estimulante em momentos tristes ou depressivos. 

O verde, por trazer a vitalidade que remete ao campo natural, proporciona boas energias quando posto nos ambientes, mas se você busca suavidade no local, não é recomendada a mistura dessa cor fria com muitas cores quentes no mesmo local, já que pode deixar a sensação de estar “vibrante” demais.

3. Violeta

O violeta (roxo ou púrpura) é uma cor secundária (mistura do vermelho e azul), tendo o poder de transformação e intuição em uma de suas simbologias. Essa cor é associada a mudanças e autoconhecimento, sendo muito utilizada em momentos espirituais.

É também uma cor bastante versátil, que se encaixa perfeitamente em qualquer estação. Uma curiosidade desta cor é a que está sendo utilizada no tratamento de pessoas com algumas doenças neurológicas, já que estimula o cérebro a melhor se concentrar ao resolver problemas, e ajuda também a mente a se tranquilizar em situações de pânico e momentos obsessivos.

Agora que você conhece mais sobre as cores frias, que tal conferir em nosso catálogo alguns produtos nas cores perfeitas para a sua produção!

Adicionar comentário