Receba dicas grátis!

Quais são as cores quentes?

No espectro de cores baseado na “temperatura de cor”, em que são divididas em quentes e frias, as cores quentes recebem esse nome por transmitirem sensação de calor e, portanto, são mais associadas ao elemento fogo e ao sol. Ainda, de acordo com estudos psicológicos, as cores quentes são estimulantes, proporcionando principalmente a sensação de alegria e entusiasmo.

Mas, afinal, quais são as cores quentes?

1. Amarelo

Essa cor, há milênios, foi muito associada ao sol e ao fogo, representando vivacidade e prosperidade, por também ser relacionada ao ouro. Muitos dos artistas plásticos, como Van Gogh, configuram o amarelo como a cor da felicidade, sendo utilizadas principalmente para trazer alegria. Assim, com tantas simbologias diferentes, é possível observar um padrão de sentimentos ligado geralmente a coisas boas, positivas.

Se você está buscando uma cor que represente com precisão sensações vibrantes e que traga calor e iluminação, essa é uma ótima aposta. O amarelo também transmite atenção e concentração, sendo ideais para integrar ambientes como escritórios ou locais de estudo, que demandam maior foco.

2. Laranja

O laranja é uma cor secundária (mistura de cores primárias), sendo resultado da junção do amarelo e vermelho. Tanto por isso, essa cor traz as lembranças características das cores primárias, mas possui suas particularidades, como estar relacionada à criatividade, por estimular o surgimento de novas ideias, sendo recomendada para momentos como a criação de um novo projeto, por exemplo.

Além disso, ela pode transmitir euforia e sociabilidade, mas tenha cuidado com o excesso em sua utilização já que também podem transmitir nervosismo e ansiedade como sentimentos negativos, se não for bem trabalhada e inserida no ambiente. Por trazer a alegria proveniente do amarelo em sua composição, o laranja se insere nas cores divertidas e representativas do verão.

Sendo assim, a cor laranja é perfeita principalmente para passar entusiasmo e conforto em momentos de comunicação e captar ideias de criação.

3. Vermelho

O vermelho é a cor mais marcante e também a mais utilizada entre as cores quentes. Muito se deve ao fato do seu equilíbrio, se bem articulado, já que essa tonalidade traz um turbilhão de simbologias, tanto positivas, como negativas, e está associada a diversos sentimentos, como o amor e a paixão. Por outro lado, também está relacionada à ferocidade, violência e perigo, e, por ser muito utilizado na religião como a cor do pecado da tentação, também remete ao erotismo e à sedução.

Os tons de vermelho são muito buscados em datas comemorativas como o dia das mães ou dia dos namorados, por simbolizar a cor do amor, seja carnal ou de alma. Já no fim do ano, o vermelho é o destaque no natal, fazendo parte da decoração intrínseca da decoração.

Agora que você conhece mais sobre as cores quentes, que tal aproveitar esse conhecimento para fazer a escolha dos melhores materiais da categoria papelaria e traduzir sentimentos em cores? Você pode contar com nosso papel sulfite e com as mais variadas canetas hidrográficas para expressar seus sentimentos, basta acessar nosso site!

Adicionar comentário