Os pincéis são instrumentos de trabalho essenciais para quem trabalha com tinturas nos mais diferentes materiais, da madeira ao tecido. Para atender às mais diversas demandas e garantir um resultado satisfatório, há uma grande variedade de modelos de pincel para pintura no mercado.
Quem está no início da carreira artística normalmente se depara com inúmeras dúvidas sobre a função dos tipos de ponta e cerdas de cada pincel. Pensando nisso, decidimos revelar quais são os estilos principais e, portanto, mais utilizados.
Conheça abaixo as características dos modelos de pincel para pintura mais populares!
O pincel chato consegue espalhar a tinta de forma controlada
Com cerdas curtas e retas, o pincel chato é perfeito para cobrir desenhos e grandes áreas com a tinta.
Apesar dessa função, essa ponta não consegue absorver uma grande quantidade de tinta e pincela o material moderadamente, o que é excelente para manter o controle da obra. Ela também é utilizada na matização das cores.
O pincel redondo é indispensável para quem quer trabalhar com pinturas
Assim como o próprio nome diz, o pincel redondo conta com uma ponta arredondada e é um dos mais queridos entre os pintores.
Com esse tipo de cerda é possível fazer traços muito precisos, linhas finas, tracejados, pontilhados e desenhos afunilados. Além de também ser comumente usado em preenchimentos, ele também reage bem às tintas laváveis e é bastante utilizado em aquarelas.
O pincel chanfrado pincela desenhos mais delicados
Se você deseja elevar a beleza da sua obra, o pincel chanfrado é uma peça quase obrigatória.
Graças ao seu corte inclinado e cerdas minuciosas, essa ponta é a responsável por desenhos mais graciosos e, ao ser usada com mais de uma cor, provoca belos efeitos no material utilizado.
O pincel liner ou filet é o escolhido para os detalhes da finalização
Esse tipo de pincel para pintura é imprescindível na hora dos retoques mais cuidados e no acabamento final.
É com o pincel liner (também conhecido como filet) que os pequenos detalhes da peça são feitos. Contornos, características de um rosto, caule de flores, riscos comedidos e leves… Tudo isso é possível por conta da ponta extremamente fina que só ele tem.
O pincel língua de gato combina o resultado de dois pincéis importantes
O pincel língua de gato é parecido com o de cerdas chatas, mas tem uma ponta arredondada ao invés de uma quadrada.
É justamente por ter essa estética que ele é essencial na pintura, já que mistura os efeitos das cerdas redondas e chatas ao mesmo tempo. É o melhor pincel para esbatimento e pinturas de arabesco, pétalas e figurativa.
Quando o assunto é pincel para pintura, o lema “menos é mais” não se aplica! Aproveite as infinitas vantagens que cada modelo oferece e veja o quanto as suas habilidades vão se aperfeiçoar cada vez mais.
Se você é pintor ou fã do mundo das artes e gostou de conhecer os exemplos de pincel para pintura mais usados, conheça também 5 produtos de artesanato para comprar na Costa Atacado.
