Receba dicas grátis!

Quais são os modelos de pincel para pintura mais utilizados?

Os pincéis são instrumentos de trabalho essenciais para quem trabalha com tinturas nos mais diferentes materiais, da madeira ao tecido. Para atender às mais diversas demandas e garantir um resultado satisfatório, há uma grande variedade de modelos de pincel para pintura no mercado.
Quem está no início da carreira artística normalmente se depara com inúmeras dúvidas sobre a função dos tipos de ponta e cerdas de cada pincel. Pensando nisso, decidimos revelar quais são os estilos principais e, portanto, mais utilizados.
Conheça abaixo as características dos modelos de pincel para pintura mais populares!

O pincel chato consegue espalhar a tinta de forma controlada

Com cerdas curtas e retas, o pincel chato é perfeito para cobrir desenhos e grandes áreas com a tinta.
Apesar dessa função, essa ponta não consegue absorver uma grande quantidade de tinta e pincela o material moderadamente, o que é excelente para manter o controle da obra. Ela também é utilizada na matização das cores.

O pincel redondo é indispensável para quem quer trabalhar com pinturas

Assim como o próprio nome diz, o pincel redondo conta com uma ponta arredondada e é um dos mais queridos entre os pintores.
Com esse tipo de cerda é possível fazer traços muito precisos, linhas finas, tracejados, pontilhados e desenhos afunilados. Além de também ser comumente usado em preenchimentos, ele também reage bem às tintas laváveis e é bastante utilizado em aquarelas.

O pincel chanfrado pincela desenhos mais delicados 

Se você deseja elevar a beleza da sua obra, o pincel chanfrado é uma peça quase obrigatória.
Graças ao seu corte inclinado e cerdas minuciosas, essa ponta é a responsável por desenhos mais graciosos e, ao ser usada com mais de uma cor, provoca belos efeitos no material utilizado.

O pincel liner ou filet é o escolhido para os detalhes da finalização

Esse tipo de pincel para pintura é imprescindível na hora dos retoques mais cuidados e no acabamento final.
É com o pincel liner (também conhecido como filet) que os pequenos detalhes da peça são feitos. Contornos, características de um rosto, caule de flores, riscos comedidos e leves… Tudo isso é possível por conta da ponta extremamente fina que só ele tem.

O pincel língua de gato combina o resultado de dois pincéis importantes

O pincel língua de gato é parecido com o de cerdas chatas, mas tem uma ponta arredondada ao invés de uma quadrada.
É justamente por ter essa estética que ele é essencial na pintura, já que mistura os efeitos das cerdas redondas e chatas ao mesmo tempo. É o melhor pincel para esbatimento e pinturas de arabesco, pétalas e figurativa.
Quando o assunto é pincel para pintura, o lema “menos é mais” não se aplica! Aproveite as infinitas vantagens que cada modelo oferece e veja o quanto as suas habilidades vão se aperfeiçoar cada vez mais. 

Se você é pintor ou fã do mundo das artes e gostou de conhecer os exemplos de pincel para pintura mais usados, conheça também 5 produtos de artesanato para comprar na Costa Atacado.

Adicionar comentário