Receba dicas grátis!

Qual a tinta mais indicada para tecido?

Trabalhar com tecidos é uma das práticas de artesanato mais bonitas e detalhadas. Portanto, é muito importante escolher a tinta para tecido certa na hora de realizar a pintura.

O mercado conta com várias opções e cores, inclusive para finalidades diferentes nesta arte, que é repleta de possibilidades. Essa é uma grande vantagem, pois o resultado fica ainda mais profissional.

Mas, afinal, como fazer a escolha certa desse produto? Confira, a seguir, quais são as tintas mais indicadas para usar em tecidos!

Use a tinta tradicional para tecidos de uso diário

A tinta para tecido tradicional é utilizada na maioria dos projetos de pintura em tecidos de uso diário. Como, por exemplo, fraldas, panos de prato, forros de mesa, toalhas e roupas, como camisetas e jeans. 

Ela é indicada por ser bastante resistente, com ótima aderência à superfície do pano, sem vazar para o avesso. Além disso, pode ser aplicada com pincel, esponja ou carimbo. Os melhores efeitos são em tecidos de algodão sem goma e não sintéticos.

Invista na tinta aquarela para tecidos leves

No caso de tecidos leves e finos, como a seda, a tinta para tecido em aquarela é a indicação perfeita. Ela tem a textura mais aquosa, mesmo assim é bem fácil de aplicar. A dica é não encharcar o pincel para evitar manchas, caso sua mão esbarre em alguma parte do tecido, e proteger bem a bancada de trabalho e o restante do tecido que estiver finalizado.

Pode ser usada em cangas, fronhas, saídas de praia, lenços e xales. Para completar, serve também para fazer contornos em desenhos já prontos ou para delimitar áreas que ainda serão pintadas ou receberão desenhos.

Aposte na caneta para tecido para detalhes

Já ouviu falar da caneta para tecido? Com valor bastante acessível, seu bico é mais fino, ela é excelente para fazer detalhes nas pinturas e desenhos. Traços, contornos e riscos ficam muito mais precisos, sem riscos de expansão ou vazamento.

A caneta para tecido tem a tinta resistente a lavagens. É preciso esperar, porém, pelo menos 12 horas antes de deixar o tecido entrar em contato com a água. Use sempre a caneta na posição vertical para traços mais finos, e levemente inclinada para traços mais grossos. 

Teste o spray de tinta para tecido

Outra novidade que gera desenhos incríveis é a tinta spray para tecido. Essa é a melhor alternativa para criar camadas, degradês ou para preencher grandes espaços vagos no pano que recebe o trabalho.

Apenas tenha cuidado para evitar excessos, que deixem o tecido com relevo. A secagem é rápida, em especial quando a tinta spray está bem uniforme e espalhada.

Como você pode ver, a tinta para tecido tem diversas variações. E cada uma delas é indicada para um propósito diferente. Como artesão, vale a pena que você tenha um bom estoque de cores de cada um desses tipos. Assim poderá inovar sempre em suas produções e experimentar efeitos diferenciados.

E quem sabe até mesmo ficar na moda? Com as tintas para tecido, você pode fazer camiseta tie dye em casa. Experimente e aperfeiçoe a técnica!

Adicionar comentário