Receba dicas grátis!

Saiba como usar estilete com segurança

O estilete é um instrumento muito utilizado em atividades manuais de artesanato. No entanto, é muito importante relembrar de que um manuseio inadequado pode causar sérios acidentes.

Afinal, mesmo que ele seja pequeno e pareça inofensivo, é afiado e bastante cortante. Utilizar a ferramenta com os cuidados adequados ajuda, inclusive, a conservar sua durabilidade por mais tempo.

Não sabe como usar estilete com segurança? Veja, neste artigo, algumas dicas valiosas que vão facilitar o seu trabalho com ele.

Evite usar a lâmina muito longa

A lâmina de um estilete é regulável e pode ser ajustada por meio de um botão na alça. Mas isso não significa que, a todo momento, ela precise ficar exposta por inteiro para realizar um corte: apenas um pedaço é suficiente.

Na verdade, se você observar de perto, essa extensão traz leves linhas marcadas. Sempre que a ponta se desgastar, ela pode ser quebrada para que a próxima seja utilizada. Forçar um comprimento maior que o necessário pode quebrar o instrumento, causar cortes na mão e estragar o que quer que você esteja produzindo. 

Não deixe o estilete em sua direção

Mesmo as superfícies mais resistentes podem apresentar pontos fracos e de desgaste. Com a sua força na hora do corte, fazem com que o estilete escorregue e acabe em um corte feio em sua pele.

Se você quer mais uma dica sobre como usar estilete, vale se organizar para que o corte seja feito para o lado contrário da direção em que você se encontra. Garanta também que outra pessoa não esteja em sua frente. Na hora de apoiar as mãos, deixe os dedos mais afastados ou utilize uma régua para marcar o corte e ajudar a protegê-los.

Não utilize lâminas antigas

Um dos princípios básicos sobre como usar estilete em segurança é não utilizar lâminas antigas. As mais desgastadas dificultam o corte, o que exige mais força na hora de fazê-lo.

Deste modo, além de um resultado ruim e amador, ele poderá se quebrar em suas mãos e machucar. E, na hora de quebrar o pedaço de lâmina desgastada para utilizar o pedaço seguinte, use um alicate, com muito cuidado, mantendo sempre as duas ferramentas longe dos olhos e do rosto.

Escolha um produto de qualidade

Por fim, não se esqueça de comprar um estilete firme e de qualidade. Pesquise por marcas boas no mercado para ter a certeza de que a alça é resistente e de que a lâmina faz cortes precisos.

Assim, você tem sempre um produto durável em mãos. Além disso, se ele tiver o formato adequado e um bom material, você não corre risco de lidar com outros incômodos: a ferramenta dificilmente escorregará de suas mãos ou se desmontará sozinha com o passar do tempo.

Agora que você já sabe como usar estilete com segurança, pode se concentrar em seus trabalhos e tarefas manuais com maior tranquilidade. E sempre na certeza de cortes seguros, assertivos e profissionais, para maior qualidade em suas produções de artesanato.

Para acessar mais dicas e publicações como esta, cadastre-se em nossa newsletter! As novidades chegarão periodicamente para você em seu e-mail.

Adicionar comentário