Receba dicas grátis!

Saiba como usar um estilete de maneira segura

Toda ferramenta cortante de uso manual requer cuidados em sua utilização, até mesmo a boa e velha tesoura. Com o uso do estilete isso não poderia ser diferente! Acidentes graves podem acontecer devido à má utilização de um estilete. Por isso, é fundamental seguir algumas medidas de segurança para entender como usar um estilete.

Você trabalha com ferramentas de corte ou precisará utilizar o estilete para algum tipo de trabalho manual? Então continue a leitura desse post e saiba como usar um estilete de maneira segura para evitar possíveis acidentes!

Não exponha uma grande parte da lâmina

A primeira dica de como usar um estilete é em relação ao manejo da lâmina. O estilete é uma ferramenta simples, com uma lâmina longa que fica acomodada dentro de uma alça. É o usuário quem permite o quanto essa lâmina ficará exposta para o corte.

De maneira geral, apenas dois pedaços da lâmina expostos são suficientes para o corte de maneira adequada. A fileira de lâminas vem com marcas específicas para quebrar e ser “trocada” por uma parte mais afiada quando ocorre o desgaste.

Caso esteja lidando com materiais mais espessos, é possível expor mais pedaços. Porém, todo cuidado é pouco. Além de facilitar a ocorrência de um corte nas mãos, a lâmina pode quebrar desnecessariamente se estiver com o comprimento todo exposto.

Jamais utilize o estilete em sua direção

Ao cortar qualquer tipo de superfície, é possível que a lâmina atinja algum ponto mais fraco. Isso pode fazer com que o estilete deslize mais rapidamente, o que favorece os acidentes. É conveniente obedecer a um caminho de corte a fim de evitar que você se machuque.

Siga o corte no caminho contrário à sua direção, verificando sempre se não existe outra pessoa a sua frente. Também é importante deixar a sua outra mão longe do percurso de corte definido.

Não force o corte com uma lâmina desgastada

As lâminas apresentam desgaste com o tempo, isso dificultará o corte até mesmo em superfícies mais fáceis de aparar. Forçar o uso de uma lâmina desgastada pode acabar em acidente e ainda prejudica o resultado do corte do material em questão.

Use sempre uma pressão média para cortar qualquer superfície, isso faz com que a lâmina dure mais tempo. Caso a superfície seja mais espessa, o mais indicado é passar o estilete várias vezes até conseguir cortar, ao invés de apertar mais o estilete contra o material. O excesso de pressão pode fazer o estilete escorregar e machucar você!

Tenha cuidado ao trocar a lâmina desgastada

Se a lâmina desgastou, é hora de quebrá-la e utilizar uma parte mais afiada. Aqui, todo cuidado também é pouco. Nada de tentar cortar o metal com as próprias mãos, pois o corte nos seus dedos ou palma da mão pode ser feio. Use um alicate para ajudá-lo.

Segure a base do estilete e force a quebra com o alicate na outra ponta. Fique atento ainda ao jogar a lâmina desgastada fora, já que outras pessoas podem se machucar com o item. Enrole a lâmina em um papel e coloque todo o material dentro de uma caixa.

Com essas dicas sobre como usar um estilete, seus cortes serão bem mais seguros, evitando acidentes, tanto para você quanto para as pessoas ao seu redor. Dessa forma, ainda se garante cortes melhores, mais rápidos e mais eficientes.

Se você gostou das dicas desse post, curta a página da Costa Atacado no Facebook e fique por dentro de muito mais.

Adicionar comentário